domingo, 2 de junho de 2013

SANTIFICAI-VOS – Josué 3.5



Por Járber Sousa
“Disse Josué ao povo; Santificai-vos, porque amanhã o SENHOR fará maravilhas no meio de vós.”
INTRODUÇÃO
O livro de Josué começa revelando o grande desafio que estava diante do povo; E sucedeu depois da morte de Moisés, servo do SENHOR”(1:1). Era um período de transição. De mudanças na liderança e na maneira como seriam conduzidos. Moisés era um grande profeta, tal qual nunca houve outro igual. Josué era militar, general e estrategista de guerra. Moisés possuía um cajado, Josué sua espada. Moisés falava com Deus, Josué com os seus soldados. Moisés era experiente e já velho, Josué era ainda novo e tinha muito a aprender.
Adiante três grande desafios a serem superados pelos israelitas;
·         O rio Jordão – 1.11
“Passai pelo meio do arraial e ordenai ao povo, dizendo: Provede-vos de comida, porque dentro de três dias passareis este Jordão, para que entreis a possuir a terra que vos dá o SENHOR vosso Deus, para a possuirdes.”
·         As muralhas de Jericó – 6.1
Ora Jericó estava rigorosamente fechada por causa dos filhos de Israel; ninguém saía nem entrava.”
·         Os inimigos das cidades conquistadas – 6.21
“E tudo quanto havia na cidade destruíram totalmente ao fio da espada, desde o homem até à mulher, desde o menino até ao velho, e até ao boi e gado miúdo, e ao jumento.”
O povo de Israel estava no limiar da terra prometida. As agruras do deserto haviam ficado para trás. Agora, era hora de cruzar o Jordão e tomar posse da terra prometida. Mas, havia condições a serem observadas. E a principal de todas era; “Santificai-vos”.
“Santificai-vos”, nós somos as nossas próprias ferramentas. Deus utiliza não grandes talentos, mas vasos limpos. Deus usa homens e mulheres que buscam a santidade. As maravilhas divinas deveriam ser precedidas pela santificação do seu povo. É a santidade que abre caminho para as maravilhas divinas. Se quisermos ver as manifestações portentosas de Deus em nós e através de nós, deveremos, então, santificar nossa vida. O pecado nos afasta de Deus e atrai sobre nós vergonha e opróbrio, mas a santificação é o caminho da comunhão e da honra.
Sempre do o desejo de Deus abençoar o seu povo com conquistas, porém, faz alguns requisitos necessários para que sejam mantidas as suas promessas:
Para Adão permanecer em pureza e com as qualidades divinas na sua pessoa a ordem foi tão somente; “da árvore do conhecimento do bem e do mal, não comerás...” (Gn 2.17).
Para que Noé escapasse da ira de Deus e fosse salvo a ordem foi; “ Entra na arca, tu e toda tua casa, porque reconheço que tens sido justo diante de mim no meio desta geração.” (Gn 7.1).
Para que Abraão permanecesse no centro da promessa Deus exigiu tão somente; “...anda na minha presença e ser perfeito.” (Gn 17.1).
Portanto amados, estamos vivendo em dias terríveis que devem nos motivar a voltamos à prática das primeiras obras, do amor verdadeiros e buscarmos a cada dia a plenitude do Espírito Santo. E ele quer nos encher e nos avivar, é promessa dele fazer maravilhas em nosso meio. Obras ainda maior do que as que Seu Filho Jesus realizou na terra, porém, para que estas promessas se cumpram nos nossos dias, a ordem do SENHOR é, SANTIFICAI-VOS.
        I.            SANTIFICAI-VOS
a.      Pela Palavra – 1.8; 3.9
“Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.”
“Então disse Josué aos filhos de Israel: Chegai-vos para cá, e ouvi as palavras do SENHOR vosso Deus.”
b.      Pela obediência – 1:16-17
“Então responderam a Josué, dizendo: Tudo quanto nos ordenaste faremos, e onde quer que nos enviares iremos. Como em tudo ouvimos a Moisés, assim te ouviremos a ti, tão-somente que o SENHOR teu Deus seja contigo, como foi com Moisés.”
      II.            SEM SANTIFICAÇÃO
a.      Não haverá presença de Deus – 3.10,11
“Disse mais Josué: Nisto conhecereis que o Deus vivo está no meio de vós; e que certamente lançará de diante de vós aos cananeus, e aos heteus, e aos heveus, e aos perizeus, e aos girgaseus, e aos amorreus, e aos jebuseus. Eis que a arca da aliança do Senhor de toda a terra passa o Jordão diante de vós.”
b.      Não haverá cumprimento da promessa – 4.10
“Pararam, pois, os sacerdotes, que levavam a arca, no meio do Jordão, em pé, até que se cumpriu tudo quanto o SENHOR mandara Josué dizer ao povo, conforme a tudo quanto Moisés tinha ordenado a Josué; e apressou-se o povo, e passou.”
c.       Não haverá honra – 3.7; 4.14
E o SENHOR disse a Josué: Hoje começarei a engrandecer-te perante os olhos de todo o Israel, para que saibam que, assim como fui com Moisés, assim serei contigo.”
“Naquele dia o SENHOR engrandeceu a Josué diante dos olhos de todo o Israel; e temeram-no, como haviam temido a Moisés, todos os dias da sua vida.”
d.      Não haverá uma geração comprometida – 4.21-24
“E falou aos filhos de Israel, dizendo: Quando no futuro vossos filhos perguntarem a seus pais, dizendo: Que significam estas pedras? Fareis saber a vossos filhos, dizendo: Israel passou em seco este Jordão. Porque o SENHOR vosso Deus fez secar as águas do Jordão diante de vós, até que passásseis, como o SENHOR vosso Deus fez ao Mar Vermelho que fez secar perante nós, até que passássemos. Para que todos os povos da terra conheçam a mão do SENHOR, que é forte, para que temais ao SENHOR vosso Deus todos os dias.”
e.      Ainda ficará muita terra para ser conquistada – 13.1,2
“Era, porém, Josué já velho, entrado em dias; e disse-lhe o SENHOR: Já estás velho, entrado em dias; e ainda muitíssima terra ficou para possuir. A terra que ainda fica é esta: Todos os termos dos filisteus e toda a Gesur;”
CONCLUSÃO
Quando o povo de Deus se santifica, Deus opera maravilhas em seu meio. Se Deus vai fazer maravilhas amanhã e se a condição indispensável para essas maravilhas é a santificação do povo, então, devemos nos santificar hoje. Não podemos adiar essa ordenança divina. A santificação é para hoje e não apenas para a eternidade. Na eternidade seremos glorificados. Mas, aqui começa o processo da santificação. Hoje é o dia de nos consagrarmos a Deus. Agora é o tempo de colocarmos tudo sobre o altar e voltarmo-nos para o Senhor de todo o nosso coração.
Evangelista Járber Sousa
AD – Presidente Dutra-MA
Em 06 de junho de 13

15 comentários:

  1. gostei muito desse estudo sobre santificação , me esclareceu muitas coisas. Deus abençoe vcs ,.

    ResponderExcluir
  2. Gostei um grande pregação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desfrute e compartilhe com o santo rebanho. Paz...

      Excluir
    2. Gostei muito do estudo....

      Excluir
    3. Mensagem poderosa meu amigo e mestre Pr.Jarber, que Deus continue te usando ainda mais.

      Excluir
  3. Mensagens maravilhosa Deus em Cristo Jesus continue derramando sobre vc essa unção de sabedoria da palavra de Deus.Deus seja louvado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado.
      A mesma bênção esteja sobre você.

      Excluir
  4. ótima mensagem,DEUS ABENÇÕE seu ministério e continue transmitindo palavras de sabedoria espiritual.

    ResponderExcluir
  5. www.Jesusedeusesenhorblogspote.com.br
    Irmão meu nome é Celio Alves Ferreira. Escrevo blogs evangélico, para a glória de Jesus. Estou muito feliz com o seu trabalho. Deus SEJA louvado.

    ResponderExcluir
  6. Graças a Deus, que Deus continue lhe inspirando vaso.

    ResponderExcluir