domingo, 9 de junho de 2013

DEUS, O PASTOR POR EXCELÊNCIA – Ezequiel 34.10-31




10 Assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu estou contra os pastores; das suas mãos demandarei as minhas ovelhas, e eles deixarão de apascentar as ovelhas; os pastores não se apascentarão mais a si mesmos; e livrarei as minhas ovelhas da sua boca, e não lhes servirão mais de pasto. 11 Porque assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu, eu mesmo, procurarei pelas minhas ovelhas, e as buscarei. 12 Como o pastor busca o seu rebanho, no dia em que está no meio das suas ovelhas dispersas, assim buscarei as minhas ovelhas; e livrá-las-ei de todos os lugares por onde andam espalhadas, no dia nublado e de escuridão. 13 E tirá-las-ei dos povos, e as congregarei dos países, e as trarei à sua própria terra, e as apascentarei nos montes de Israel, junto aos rios, e em todas as habitações da terra. 14 Em bons pastos as apascentarei, e nos altos montes de Israel será o seu aprisco; ali se deitarão num bom redil, e pastarão em pastos gordos nos montes de Israel. 15 Eu mesmo apascentarei as minhas ovelhas, e eu as farei repousar, diz o Senhor DEUS. 16 A perdida buscarei, e a desgarrada tornarei a trazer, e a quebrada ligarei, e a enferma fortalecerei; mas a gorda e a forte destruirei; apascentá-las-ei com juízo.”

INTRODUÇÃO
No livro de Ezequiel, Israel não somente está sem rei e sem país, como também está sem um templo e sem meios de cumprir os ritos religiosos. O único lugar de ajuntamento religioso na Babilônia eram os seus próprios lares. O povo estava com a moral lá embaixo, a glória de Deus havia se retirado, eles precisavam de forças para voltarem-se para Deus. Os seus “pastores”, i.e., seus reis, sacerdotes e profetas com sua cobiça, corrupção e egoísmo deixaram de guiar o povo. Estava a explorar em vez de apascentar (v.3). na verdade eles eram os culpados pelo cativeiro de Judá que em meio a idolatria do povo não os alertaram a se voltarem para o Senhor. 
Esses pastores, de acordo com o versículo 4 deveriam: (1) fortalecer os fracos, (2) curar os doentes, (3) tratar as feridas, (4) ir atrás dos desviados e, (5) procurar os perdidos. É isso que os verdadeiros pastores, chamados por Deus, deveriam fazer, e essas 5 tarefas envolvem amar, servir e doar-se pelo rebanho de Deus. Significa preocupar-se mais com o rebanho do que comigo mesmo. Significa amar a Deus sobre todas as coisas e estar disposto a obedece-lo e a ser fiel em todas as coisas.
Porque assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu, eu mesmo, procurarei pelas minhas ovelhas, e as buscarei. (v.11).
Tendo colocado de lado os pastores infiéis, Deus tomou sobre si mesmo o papel de pastor. E daí então, pelo profeta Ezequiel, o próprio SENHOR manifesta o seu desejo em cuidar das suas ovelhas deixando-nos esperançosos de que um dia possamos ser apascentados pessoalmente pelo Supremo Pastor que ele levantará sobre o seu povo.
1. DEUS RESGATARÁ AS SUAS OVELHAS – v.11
Porque assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu, eu mesmo, procurarei pelas minhas ovelhas, e as buscarei. Como o pastor busca o seu rebanho, no dia em que está no meio das suas ovelhas dispersas, assim buscarei as minhas ovelhas; e livrá-las-ei de todos os lugares por onde andam espalhadas, no dia nublado e de escuridão. (vv.11,12)
Porque os líderes de Israel haviam fracassado, o próprio Senhor assumiria a direção do seu povo. Ele cuidaria do seu rebanho, julgaria entre as ovelhas, carneiros e bodes (17-24).
2. DEUS APASCENTARÁ O SEU REBANHO – v.13-15
“E tirá-las-ei dos povos, e as congregarei dos países, e as trarei à sua própria terra, e as apascentarei nos montes de Israel, junto aos rios, e em todas as habitações da terra. Em bons pastos as apascentarei, e nos altos montes de Israel será o seu aprisco; ali se deitarão num bom redil, e pastarão em pastos gordos nos montes de Israel. Eu mesmo apascentarei as minhas ovelhas, e eu as farei repousar, diz o Senhor DEUS.”
apascentarei nos montes de Israel...”. Os montes são lugares altos, seguros e protegidos. Onde se avista melhor a aproximação dos inimigos. Porém, esta promessa se refere a um futuro glorioso onde os malfeitores, lobos vorazes não habitarão mais na nova terra, estarão já no seu destino eterno de condenação e o Senhor será a nossa própria segurança em quem nos refugiaremos e habitaremos pra sempre em segurança.
“junto aos rios...”, fala de fartura, de tranquilidade, prosperidade plena. Não mais como uma corsa que que procura as margens tranquilas após escapar do predador, mas como ovelhas livres para sempre de perigos mortais que habitará eternamente perante o rio da água da vida onde repousaremos na eternidade.
“Em bons pastos as apascentarei, e nos altos montes de Israel será o seu aprisco...” Será o grande Dia em que viveremos a promessa de sermos servidos pelo próprio Cordeiro. O dia em que cessarão as nossas lutas e seremos galardoados pelos nosso Pastor Supremo participando de um grande banquete eterno servido pelo Cordeiro de Deus.
“Eu mesmo apascentarei as minhas ovelhas, e eu as farei repousar, diz o Senhor DEUS.” Ah! Que promessa, quanto a isto faço minhas as palavras da voz que afirmou a João dizendo; “Escreve, pois, estas palavras são fiéis e verdadeiras” (Ap 21.5)
3. DEUS LEVANTARÁ UM SÓ PASTOR PARA SUAS OVELHAS – v.23
“E suscitarei sobre elas um só pastor, e ele as apascentará; o meu servo Davi é que as apascentará; ele lhes servirá de pastor. E eu, o SENHOR, lhes serei por Deus, e o meu servo Davi será príncipe no meio delas; eu, o SENHOR, o disse.” (vv.23,24)
Este pastor é Jesus, que veio da linhagem de Davi. Que pastoreou o povo de Deus como um justo sacerdote, profeta e rei. Ele é o Bom Pastor (Jo 10.14), que deu a sua vida pelas ovelhas. E no futuro ele reinará eternamente sobre os seus súditos filhos que o aceitam e desejam fazer a sua vontade.
CONCLUSÃO
Assim como Jesus, veio buscar e salvar o que se havia perdido, libertar os cativos, curar os enfermos e libertar os oprimidos, ainda hoje ele vem ao teu encontro. Sarar as tuas feridas, perdoar os teus pecados, salvar a tua alma e te dar direito a vida eterna. Deixe-o ser o pastor da tua vida aceitando-o como Senhor da sua alma e goze de todas as promessas que ele tem para o seu rebanho.

Ev. Járber Sousa
AD-Presidente Dutra-MA
Dia do Pastor - 09 de junho de 13

Nenhum comentário:

Postar um comentário