domingo, 2 de junho de 2013

SANTIFICAI-VOS – Josué 3.5



Por Járber Sousa
“Disse Josué ao povo; Santificai-vos, porque amanhã o SENHOR fará maravilhas no meio de vós.”
INTRODUÇÃO
O livro de Josué começa revelando o grande desafio que estava diante do povo; E sucedeu depois da morte de Moisés, servo do SENHOR”(1:1). Era um período de transição. De mudanças na liderança e na maneira como seriam conduzidos. Moisés era um grande profeta, tal qual nunca houve outro igual. Josué era militar, general e estrategista de guerra. Moisés possuía um cajado, Josué sua espada. Moisés falava com Deus, Josué com os seus soldados. Moisés era experiente e já velho, Josué era ainda novo e tinha muito a aprender.
Adiante três grande desafios a serem superados pelos israelitas;
·         O rio Jordão – 1.11
“Passai pelo meio do arraial e ordenai ao povo, dizendo: Provede-vos de comida, porque dentro de três dias passareis este Jordão, para que entreis a possuir a terra que vos dá o SENHOR vosso Deus, para a possuirdes.”
·         As muralhas de Jericó – 6.1
Ora Jericó estava rigorosamente fechada por causa dos filhos de Israel; ninguém saía nem entrava.”
·         Os inimigos das cidades conquistadas – 6.21
“E tudo quanto havia na cidade destruíram totalmente ao fio da espada, desde o homem até à mulher, desde o menino até ao velho, e até ao boi e gado miúdo, e ao jumento.”
O povo de Israel estava no limiar da terra prometida. As agruras do deserto haviam ficado para trás. Agora, era hora de cruzar o Jordão e tomar posse da terra prometida. Mas, havia condições a serem observadas. E a principal de todas era; “Santificai-vos”.
“Santificai-vos”, nós somos as nossas próprias ferramentas. Deus utiliza não grandes talentos, mas vasos limpos. Deus usa homens e mulheres que buscam a santidade. As maravilhas divinas deveriam ser precedidas pela santificação do seu povo. É a santidade que abre caminho para as maravilhas divinas. Se quisermos ver as manifestações portentosas de Deus em nós e através de nós, deveremos, então, santificar nossa vida. O pecado nos afasta de Deus e atrai sobre nós vergonha e opróbrio, mas a santificação é o caminho da comunhão e da honra.
Sempre do o desejo de Deus abençoar o seu povo com conquistas, porém, faz alguns requisitos necessários para que sejam mantidas as suas promessas:
Para Adão permanecer em pureza e com as qualidades divinas na sua pessoa a ordem foi tão somente; “da árvore do conhecimento do bem e do mal, não comerás...” (Gn 2.17).
Para que Noé escapasse da ira de Deus e fosse salvo a ordem foi; “ Entra na arca, tu e toda tua casa, porque reconheço que tens sido justo diante de mim no meio desta geração.” (Gn 7.1).
Para que Abraão permanecesse no centro da promessa Deus exigiu tão somente; “...anda na minha presença e ser perfeito.” (Gn 17.1).
Portanto amados, estamos vivendo em dias terríveis que devem nos motivar a voltamos à prática das primeiras obras, do amor verdadeiros e buscarmos a cada dia a plenitude do Espírito Santo. E ele quer nos encher e nos avivar, é promessa dele fazer maravilhas em nosso meio. Obras ainda maior do que as que Seu Filho Jesus realizou na terra, porém, para que estas promessas se cumpram nos nossos dias, a ordem do SENHOR é, SANTIFICAI-VOS.
        I.            SANTIFICAI-VOS
a.      Pela Palavra – 1.8; 3.9
“Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.”
“Então disse Josué aos filhos de Israel: Chegai-vos para cá, e ouvi as palavras do SENHOR vosso Deus.”
b.      Pela obediência – 1:16-17
“Então responderam a Josué, dizendo: Tudo quanto nos ordenaste faremos, e onde quer que nos enviares iremos. Como em tudo ouvimos a Moisés, assim te ouviremos a ti, tão-somente que o SENHOR teu Deus seja contigo, como foi com Moisés.”
      II.            SEM SANTIFICAÇÃO
a.      Não haverá presença de Deus – 3.10,11
“Disse mais Josué: Nisto conhecereis que o Deus vivo está no meio de vós; e que certamente lançará de diante de vós aos cananeus, e aos heteus, e aos heveus, e aos perizeus, e aos girgaseus, e aos amorreus, e aos jebuseus. Eis que a arca da aliança do Senhor de toda a terra passa o Jordão diante de vós.”
b.      Não haverá cumprimento da promessa – 4.10
“Pararam, pois, os sacerdotes, que levavam a arca, no meio do Jordão, em pé, até que se cumpriu tudo quanto o SENHOR mandara Josué dizer ao povo, conforme a tudo quanto Moisés tinha ordenado a Josué; e apressou-se o povo, e passou.”
c.       Não haverá honra – 3.7; 4.14
E o SENHOR disse a Josué: Hoje começarei a engrandecer-te perante os olhos de todo o Israel, para que saibam que, assim como fui com Moisés, assim serei contigo.”
“Naquele dia o SENHOR engrandeceu a Josué diante dos olhos de todo o Israel; e temeram-no, como haviam temido a Moisés, todos os dias da sua vida.”
d.      Não haverá uma geração comprometida – 4.21-24
“E falou aos filhos de Israel, dizendo: Quando no futuro vossos filhos perguntarem a seus pais, dizendo: Que significam estas pedras? Fareis saber a vossos filhos, dizendo: Israel passou em seco este Jordão. Porque o SENHOR vosso Deus fez secar as águas do Jordão diante de vós, até que passásseis, como o SENHOR vosso Deus fez ao Mar Vermelho que fez secar perante nós, até que passássemos. Para que todos os povos da terra conheçam a mão do SENHOR, que é forte, para que temais ao SENHOR vosso Deus todos os dias.”
e.      Ainda ficará muita terra para ser conquistada – 13.1,2
“Era, porém, Josué já velho, entrado em dias; e disse-lhe o SENHOR: Já estás velho, entrado em dias; e ainda muitíssima terra ficou para possuir. A terra que ainda fica é esta: Todos os termos dos filisteus e toda a Gesur;”
CONCLUSÃO
Quando o povo de Deus se santifica, Deus opera maravilhas em seu meio. Se Deus vai fazer maravilhas amanhã e se a condição indispensável para essas maravilhas é a santificação do povo, então, devemos nos santificar hoje. Não podemos adiar essa ordenança divina. A santificação é para hoje e não apenas para a eternidade. Na eternidade seremos glorificados. Mas, aqui começa o processo da santificação. Hoje é o dia de nos consagrarmos a Deus. Agora é o tempo de colocarmos tudo sobre o altar e voltarmo-nos para o Senhor de todo o nosso coração.
Evangelista Járber Sousa
AD – Presidente Dutra-MA
Em 06 de junho de 13

7 comentários:

  1. gostei muito desse estudo sobre santificação , me esclareceu muitas coisas. Deus abençoe vcs ,.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Desfrute e compartilhe com o santo rebanho. Paz...

      Excluir
  3. Mensagens maravilhosa Deus em Cristo Jesus continue derramando sobre vc essa unção de sabedoria da palavra de Deus.Deus seja louvado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado.
      A mesma bênção esteja sobre você.

      Excluir
  4. ótima mensagem,DEUS ABENÇÕE seu ministério e continue transmitindo palavras de sabedoria espiritual.

    ResponderExcluir