quarta-feira, 9 de setembro de 2009

INSTRUÇÕES NECESSÁRIAS PARA UMA LIDERANÇA EFICAZ - I Timoteo 4.6-16


INTRODUÇÃO:




Paulo era sem duvidas o maior exemplo de liderança cristã depois de Jesus Cristo. E tal como o Mestre por excelência, Jesus, deixou seus discípulos para darem continuidade a magna tarefa de liderar o seu povo até que Ele volte, Paul também, já nos últimos anos de sua vida, decide então a investir numa personalidade que reflita o caráter de Cristo, seguindo seus passos para com eficácia conduzir a noiva do Cordeiro nos caminhos da sã doutrina.

O felizardo a tomar posse desse cajado apostólico, não poderia ser outro senão Timóteo, “seu verdadeiro filho na fé” (1.2). Esta declaração paulina quanto a pessoa de Timóteo reflete seu carisma e confiança na possibilidade de uma excelente liderança por Timóteo.


Seu filho e discípulo que fora guiado nas santas escrituras desde a sua infância, seguindo os passos do seu mestre, Paulo que por sua vez era imitador de Cristo Jesus (I Co 11.1).


Porém, Paulo não podia tão somente partir dessa vida para outra, e deixar que Timóteo simplesmente assuma árdua responsabilidade sem antes passar por um “Flash back” do que tinha aprendido aos pés de Paulo, um retrospecto de todas as lições inerentes à liderança do povo de Cristo aqui na terra.


Timóteo precisava tanto quanto você e eu, de um manual de orientações indispensáveis para termos êxito no ato de liderar o rebanho de Cristo, e sermos identificados tal como Timóteo de “bom ministro de Cristo Jesus”(v.6).


E é com base nesse texto de Paulo a Timóteo que te convido a não só analisar estes conselhos, estas orientações necessárias para uma boa liderança, mas a colocá-la em prática no dia a dia do seu ministério, seja ele qual for, infantil, adolescentes, jovens, evangelismo ou outra área que exige um bom preparo espiritual e intelectual quanto à doutrina que nos fornece alguns princípios valiosos para termos eficácia em nosso ministério como líderes.


À luz dessa palavra introdutória, quero eu meditar contigo sobre algumas instruções indispensáveis para uma liderança eficaz;


TEMA: INSTRUÇÕES INDISPENSÁVEIS PARA UMA LIDERANAÇA EFICAZ

1. NUTRIR-SE COM AS VERDADES DA FÉ – v.6-9

“... transmitir essas instruções... nutrido com as verdades da fé e da boa doutrina...” v.6.

Com estas instruções, Paulo declara para Timóteo que não há outro Manuel eficaz de liderança como a Palavra de Deus. A doutrina na qual ele fora criado e educado, deveria também ser transmitida, isso reflete o poder inesgotável da doutrina verdadeira.

As verdades da fé não se limitam ao tempo, não perdem o seu valor com o passar dos anos, a mesma doutrina que Paulo aprendera com os colegas, era a mesma na qual Timóteo fora discipulado, e com a mesma eficácia geraria edificação nos demais irmãos pertencentes ao corpo de Cristo.

Há um ditado popular que diz; “Aquilo que você não para você, também não queira para os outros”. Isso é a orientação de cristo Jesus em outras palavras quando disse que devemos fazer ao próximo aquilo que queremos que nos seja feito. Assim, Timóteo deveria pensar e saber que nas mesmas verdades nas quais fora nutrido, edificado e fortalecido, ele deveria também transmitir aos seus irmãos na fé, para que estes, assim como ele, fossem considerados bons ministros de Cristo Jesus também.

Um bom líder, é aquele que faz como Paulo, transmita a sã doutrina para que outros sejam edificados e fortalecidos como ele. E não aquele que se prende aos seus conceitos transparecendo ser melhor do que os outros, lembrando que, se nutris dessas verdades, equivalem simultaneamente a deixar para trás os conceitos humanos, mitológicos, fabulas ou teologias antibíblicas.

Meu querido irmão ou irmã representante de Cristo aqui na terra, qual tem sido a tua forma de liderar, tens desejado que teus discípulos e liderados façam o mesmo que você faz com eficiência? Podes tu esperar que teus liderados sejam considerados bons ministros de Cristo? Se não, reveja seus conceitos de liderança, nutra-se das verdades da fé, fortifica-te na sã doutrina e transmiti-as para que teus irmãos sejam guiados e também edificados por tua liderança eficaz.

Nutrir-se das verdades da fé e da sã doutrina, é o mesmo que; ser exemplo dos fiéis. Esta é a segunda instrução que Paulo nos dá para aplicarmos na nossa forma de liderar.

2. SER EXEMPLO DOS FIÉIS – v.12-14

“... mas seja um exemplo para os fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza...”

Ser exemplo para os fiéis é muito mais do que simplesmente conhecer as sagradas escrituras, muito mais além do que ter uma formação superior em teologia e conhecer todas as doutrinas da Palavra de Deus.

Paulo estava aqui não somente instruindo, suplicando que Timóteo fizesse o melhor possível como ministro de cristo. Paulo estava comissionando a Timóteo uma das mais sublimes, porém desafiadoras responsabilidades para um cristão; ser modelo a ser imitado, padrão a ser seguido, exemplo a ser copiado por aqueles que dele dependeriam para se tornarem dignos de serem também embaixadores de Deus aqui na terra.

Ser padrão dos fies é não só conhecer a sã doutrina na teoria, mas pô-la em prática no seu viver diário. Tal como a igreja primitiva em Atos 3.42; “e eles perseveravam na doutrina dos apóstolos...”. Ou seja, eles permaneciam nos ensinos bíblicos, nas verdades da fé que os motivavam a viver uma vida digna do evangelho.

Como padrão dos fiéis, Timóteo estaria isento da falta de credibilidade pelo fato de ser ainda jovens em relação aos demais líderes da época. Em vez de ser criticado, seria ele imitado, seguido e visto como um seguidor de Paulo, que foi imitador de cristo Jesus.

Como exemplo dos fiéis, Timóteo não deveria se restringir apenas no que diz ao conhecimento da sã doutrina, mas, na palavra. Isto é, ter compromisso, responsabilidade, cumprir com o trato, não ser tratante, mas como um líder digno de respeito pela palavra e pelo proceder de acordo com ela.

Sendo padrão na palavra, isso refletiria em seu proceder perante não só da igreja, mas da sociedade como um todo. Suas atitudes corresponderiam a de um verdadeiro líder. Tal procedimento resultaria no amor e respeito pelo próximo, o que é também indispensável para o êxito da liderança cristã. Assim, Timóteo exercitaria sua fé, que conseqüentemente seria almejada e buscada pelos fiéis que tal como Timóteo, procuraria viver uma vida pura diante do SENHOR.

Como estamos agindo diante dos nossos liderados? Devemos primar pela boa conduta e nos portarmos como representantes daquele que nos escolheu e nos capacitou para sermos exemplo e refletirmos a sua glória entre os homens, sejam eles crentes ou não. Mas que por nosso modo de viver, terão sede de mudança e procurarão a mesma transformação, seguindo o nosso exemplo como servos de cristo de Cristo que somos. Zele por seu chamado, por sua responsabilidade.

3. PRIME PELO DOM QUE RECEBESTES – v.15 e 16

“Não negligencie o dom que lhe foi dado...”.

Um dito popular diz que; “tudo o que é de graça, não presta”, por isso requere-se um cuidado absoluto com o que é barato, quanto mais como que é de graça. Porém, um exemplo não pode ser usado como regra em todos os casos, é óbvio que nesse contexto, este dito não vale.

Pois tudo o que vem de Deus é bom e proveitoso na tarefa de fazermos a sua vontade aqui na terra. O dom que temos, de pregar, cantar, evangelizar, discipular, lecionar aulas na ebd, auxiliar os trabalhos, servir ou até mesmo um copo com água dado aos pequeninos será compensado por Deus um dia. O Dom que temos, é nosso porque Deus nos deu. Há os que dizem que devemos cuidar dele porque é de Deus e a responsabilidade torna-se maior. Porém eu creio que o que deve nos motivar a zelarmos por ele, é exatamente o fato de Deus ter nos dado. Se tivermos que cuidar de algo que pertence à outra pessoa, esse cuidado será motivado por certa obrigação.

Agora quando temos que zelar por algo que ganhamos que recebemos de graça da parte de alguém, aí sim o zelo, o cuidado é movido pelo prazer, pelo carinho com aquilo que recebemos, isentos de qualquer sentimento de obrigação, que nos motive a não negligenciar o dom porque senão Deus vai nos castigar.

Deus nos deu, devemos tão somente zelar por ele. Seguido os seguintes passos contidos nos versículos 14-16;

                 Ser diligente, cuidadoso, vigilante, etc.
                 Dedicar-se às instruções recebidas
                 Atentar para a nossa vida e para a doutrina
                Perseverar nos deveres que temos
  
Queridos irmãos, tudo o que fazemos tem uma finalidade, e a nossa finalidade aqui na terra é fazermos a vontade daquele que nos comissionou para subirmos ao encontro dele nos ares. Mas não pensar somente em nós, a nossa comissão inclui a nossa responsabilidade em livrarmos os outros da perdição anunciando-lhes a salvação. Por esta razão Paulo conclui esta séria de instruções declarando que;
  “... agindo assim, você salvará tanto a si mesmo quanto aos que o ouvem” v.16

Cumpramos com o nosso dever amados, seguindo os passos que Cristos deixou, anunciado pelos apóstolos e vivido pela igreja do SENHOR no decorrer dos séculos.

CONCLUSÃO:

Pois bem meus amados em Cristo, chamados para serem ministros do SENHOR, condutores do santo rebanho e guias dos filhos do SENHOR, ser líder vai muito mais além do que ser chamado de líder.

Ser líder é ter responsabilidades e cumprir com estas responsabilidades. Ser líder é ser padrão, exemplo a ser seguido e imitado, ser líder é ser fiel ás sagradas escrituras, pois seguindo a sã doutrina conduziremos o seu rebanho aos pastos verdes da Palavra de Deus, por meio de uma vida exemplar e digna de honra perante Deus.

Ser líder é imitar a Cristo e fazer o que ele fez enquanto esteve aqui na terra. É zelar pelo que de Deus tinha recebido. No caso de Cristo, ele zelou pela oportunidade recebida de vir a esta baixa terra para resgatar os homens de seus pecados sendo fiel até a morte.

Também nós, devemos fazer o possível para nos mantermos nos padrões em que Deus nos estabeleceu.

Ser líder é também formar líderes para nos substituir. Com Paulo, esta é a mais excelente lição que tiramos do seu ministério. A sua preocupação com os eleitos era tanto que não ousava deixá-los sem um guia, sem um condutor altamente preparado por ele, para dar continuidade ao seu trabalho, assim como ele dera continuidade à obra que Cristo começou.

Tenhamos esta mesma consciência irmão, fomos chamados para liderar, mas não para sempre, e isso deve nos impulsionar a deixarmos um discípulo, um Timóteo para dar continuidade à sublime tarefa de fazer discípulos na terra.

Que Deus te oriente nessa magna tarefa de liderar, seguindo estas instruções obtendo o bom testemunho de ministros de Cristo e tendo uma liderança eficaz.
AMÉM!!!

Seminarista Járber SOUSA 

 Vargem Grande Paulista - SP
08 de setembro de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário