terça-feira, 14 de abril de 2009

ATITUDES QUE NOS LEVAM À SALVAÇÃO - Lucas 19.1-10


INTRODUÇÃO
Zaqueu, era um dos publicanos chefe, cobrador de impostos sobre as fazendas em Jericó, que abusara de sua condição para enriquecer. De acordo com o texto acima, não bastasse ser um homem odiado pelos judeus devido a sua profissão, Zaqueu era um homem rico e de grande posição social pela qual o evangelista Lucas o identifica como “maioral dos publicanos”. Tal termo é encontrado apenas aqui, mas claramente significa ser o chefe dos agentes locais de impostos, sendo que Jericó estava próxima a uma das rotas mais importantes de comercio e também de um famoso bosque de bálsamo.

Porém, não bastavam a ele todas as regalias e posses atribuídas a um funcionário cidadão de Roma para ser um homem feliz. Havia algo na vida de Zaqueu a ser preenchida, uma necessidade interior que nem mesmo todos os seus bens poderiam supri-la. Somente um encontro pessoal com o autor da vida, a fonte da maior riqueza que um homem pode e precisa para ser feliz, Jesus Cristo. E Zaqueu percebeu que em Jesus havia algo que ele necessitava, eis a razão de tal curiosidade que o fez desviar-se da multidão as carreiras e subir em uma pequena árvore para poder ver quem era Jesus. Tal atitude o fez ser visto, convidado e recebido por Cristo tendo o seu vazio interior totalmente preenchido pela Salvação da sua alma.
Todo ser humano, independente da sua posição social ou situação financeira, tem uma necessidade interior, espiritual a qual só pode ser preenchida com a plenitude de Cristo, a Salvação. E para a recebermos, precisamos, além de reconhecer esta necessidade e a nossa incapacidade de supri-la, tomar algumas atitudes extraídas do texto acima, que nos conduzirão à Salvação em Cristo Jesus.
E para chegarmos a salvação é preciso tomarmos a atitude de;

1. PROCURAR CONHECER À CRISTO – V.3 ; “Procurava ver quem era Jesus...”

Essa atitude é gerada de uma decisão voluntaria, individual e motivada por um intenso anseio de se ter conhecimento de algo novo, incrível e majestoso. Certamente, Zaqueu já ouvira falar de Jesus bem como dos seus feitos maravilhosos por onde passava. Estes fatos geraram em Zaqueu uma curiosidade pela pessoa do Mestre como também uma possível solução para a sua necessidade espiritual, a de Salvação. Não obstante ser um homem de alta posição, o ódio dos judeus e da multidão que seguia o Mestre, transformou-se num motivo que o seu dinheiro e status em Roma fossem visto como nada. Isto o induziu a se desfazer de sua boa conduta moral de um chefe dos publicanos para agir semelhante a um fanático qualquer em busca de respostas aos seus anseios. Desfez-se de seu estilo elegante de andar e passou a correr, deixando de lado sua luxuosa cadeira de maioral dos coletores de impostos e ousou subir num sicômoro, uma pequena árvore freqüentemente plantada ao longo das ruas, tudo com o desejo ardente de procurar saber quem era Jesus.
Tal procura o fez dar o primeiro passo para a conquista da Salvação, desfazer-se das velhas coisas, deixando para trás as riquezas, status e regalias inúteis de uma vida sem Deus, e passar a desejar ardentemente conhecer o dono do ouro e da prata, aquele que é suficiente para nos dar a maior posição existente no Universo, a de sermos feitos filhos de Deus (Jo 1.12). Procurar conhecer a Cristo, é ir em busca de um futuro eterno ao lado do Pai da eternidade, é decidir viver uma nova vida disposto a sofrer por amor de Cristo a ponto de desfazer-se de tudo quanto possui para obedecer a Palavra de Cristo. Zaqueu é o exemplo de uma vida transformada por Cristo, para aquele que procura suprir sua necessidade interior de salvação, sabendo que em nenhum outro há, a não ser em Jesus Cristo.
Portanto, tal como Zaqueu, desprenda-se de tudo quanto tem sido um impedimento na sua vida de chegar ao pleno conhecimento de Cristo, não olhe para aqueles lhe odeiam mas para aquele que lhe tem como alvo de sua graça e amor. Não fique apenas no simples desejo de conhecê-lo, mas, se apresse em correr em busca da Salvação, use todos os meios para chamar-lhe a atenção na certeza de que Ele, Jesus, vai te encontrar e te mandar descer para poder habitar no teu coração.
Então, ao ouvir a sua voz como um bom resultado de tê-lo procurado, tome a segunda atitude para receber a Salvação que Cristo tem para te oferecer, obedecendo a sua palavra.

2. OBEDECER A VOZ DE CRISTO – Vs.5,6; “disse-lhe: Zaqueu, desce depressa...Ele desceu a toda pressa...”
Tal atitude, demonstra-nos que Zaqueu estava prestes a obter a maior de todas as riquezas que ele já possuíra e preencher o maior vazio existente na sua alma que nem mesmo todas as suas regalias foram suficientes para preencher. Em obedecer à voz de Cristo, Zaqueu estava disposto a tomar qualquer decisão na sua vida, desde o abandono à dependência do dinheiro ao doar metade dos seus bens aos pobres, pois agora sabia que a plenitude de Cristo era suficiente para se viver nesta terra.
A versão revista e corrigida usa em vez de alegria, o termo com júbilo, tal atitude de Zaqueu nos leva a rever a nossa forma de receber a Cristo como o nosso Salvador e libertador, pela posição de um dos maiores dentre os publicanos, Zaqueu não hesitou em exultar de regozijo em receber a Jesus Cristo em sua casa, não mediu esforços para deixar transparecer a felicidade que agora dominava o seu interior que outrora era vazio e depressivo, mas que agora estava cheio da plena salvação e da alegria de se tornar pela misericórdia de Deus, um filho seu.

A verdadeira salvação é sem dúvida, refletida pelo intenso prazer de como se abraça a genuína conversão em Cristo. Jamais podemos afirmar ter recebido a Jesus como o nosso Salvador sem irradiarmos em nossas atitudes a alegria e o júbilo de termos abraçado a nova vida em Cristo Jesus. Tal júbilo transparece não só na simples atitude de recebê-lo, mas de como renunciamos o velho homem para vivermos em constante novidade de vida. Zaqueu, de imediato mudou a sua rotina de vida, abandonando seus velhos atos, de subornos e fraudes para agora agradar a Deus, retribuindo àqueles a quem destituiu e repartindo seus bens com aqueles que pouco tinha. Assim é a verdadeira forma de se receber a Jesus Cristo como o suficiente salvador, com a alegria que sobrepuja a avareza e com o júbilo que transpõe a tristeza de uma vida ímpia e corrupta.
Receber a Cristo com alegria é abraçar a vida e abandonar os caminhos que levam à morte, é viver para Cristo e morrer para o mundo, é receber o Dom de Deus e se despojar do velho homem. O júbilo de Zaqueu foi à melhor maneira que ele teve para externar seu sentimento de prazer e satisfação por ter encontrado aquele a quem procurava saber quem era, caso contrário ele teria feito semelhante aquele jovem rico que, não obstante ser um zeloso da lei, agiu com tristeza quando Cristo lhe mandou vender tudo quanto tinha e dar aos pobres. Mas, Zaqueu, agiu totalmente ao contrário, de livre e espontânea vontade e sincero desejo do seu coração, agora transformado, dar, e não vender tudo o que tinha aos pobres e restituir a quem tinha defraudado. Isto é sem dúvidas o reflexo de uma vida cheia de júbilo e regozijo por receber a salvação da sua alma.

CONCLUSÃO
Amado amigo, eu sei que a vida neste mundo à mercê da vontade da carne é boa. Porém, não posso deixar de afirmar que mesmo com todo o prazer que tu vives aqui no mundo, a tua vida é passageira, mas há algo mais importante para se conquistar e que dura por toda a eternidade, que é a tua salvação. Isso, nem o teu dinheiro nem teus bens poderão te proporcionar, mas, um encontro real com o doador da vida, Jesus Cristo.
Todo ser humano tem suas necessidades básicas ou naturais tais como; fome, sede, vestimentas, etc. que podem ser supridas com algo perecível e que serve apenas para prorrogar outra carência de suprimentos necessários param que as mesmas necessidades sejam supridas. Mas também, há no homem uma extrema necessidade espiritual, uma lacuna que nada existente nesse mundo físico pode suprir, tal carência é conhecida e refletida na vida de Zaqueu como um intenso desejo de conhecer a Jesus e chegar à plena salvação de sua alma. Se tal salvação não fosse tão especial, o que motivaria então, Zaqueu a desprender-se de todos os seus deleites e prazeres mundanos? Certamente uma suposta “loucura” não seria uma resposta cabível a tal pergunta. Mas, uma real convicção de algo melhor, duradouro e eterno, isto é, a salvação recebida em Cristo.
O que te impede de procurar alimentar dentro de ti, esse desejo de conhecer e receber algo novo e permanente? Atenta para tua necessidade interior, espiritual e assim como Zaqueu, procura a toda pressa encontrar um meio ou o único meio para que tal vazio seja plenamente preenchido, que é Jesus Cristo. Ouse enfrentar a multidão que dificulta teu encontro com ele, almeja ouvir a voz dele que pede com todo amor que tu o recebas em teu coração como o teu Salvador.
Assim como Zaqueu, um homem de alta posição e de grandes posses, reconheceu que precisava de algo mais para que a sua vida fosse completa, esforçou-se para obter por meio de Cristo Jesus, o maior bem e a maior riqueza que pode ser concedida a um ser humano, a Salvação. Pode ser assim também com você, reconheça que precisas dEle, Cristo Jesus. Procure encontrá-lo, ouvir a sua voz e obedecê-lo, recebendo com alegria a salvação na sua casa, i.e., na sua vida. AMÉM!
Seminarista Járber SOUSA
São Paulo, 14 de Abril de 2009


Obedecer à voz de Cristo, é obedecer a Lei de Deus, pois em afirmar sua decisão em restituir quatro vezes mais o que havia roubado, Zaqueu estava indo além do que a Lei exigia, pois que esta, exigia o montante e mais um quinto (Lv 6.5; Nm 5.7). Para chegar à Salvação em Cristo, muito mais do que o desejo de conhecê-lo e do que os esforços humanos para chegar até Ele, é necessário obedecer às suas ordens, mesmo que tal atitude nos leve a perder todos prazeres da vida aqui na terra, bem como nos destituir de toda e qualquer posição relevante na sociedade.

Portanto, supere os prazeres exarcebados da carne e as inclinações para o pecado e passe a viver em total obediência às ordens do SENHOR Jesus Cristo, sabendo que, não é mais os bens nem mesmo tua alta posição social que rege a tua vida, mas Cristo Jesus o teu SENHOR. Desprenda-se de tudo quanto te impossibilita a fazer o agrado de Cristo não se conformando em apenas saber quem e como ele é, mas, tal como Zaqueu, a toda pressa obedecer à voz do teu Senhor e Rei, vivendo para o inteiro agrado de Sua vontade.

Obedecendo a Jesus Cristo, você estará pronto a tomar a terceira e mais importante atitude que lhe conduzirá a Salvação da sua alma além de procurar vê-lo e obedecê-lo que é, recebê-lo com alegria.

3. RECEBER A CRISTO COM ALEGRIA – V.6b; “...e o recebeu com alegria.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário