terça-feira, 14 de abril de 2009

ATITUDES DO CRENTE EM MEIO À PROVAÇÃO - Gênesis 22.1-14




INTRODUÇÃO:


“Depois destas coisas, pôs Deus à prova Abraão” v.1.


Abraão era já um homem maduro o suficiente para que nós como cristãos possamos tirar de sua vida, lições que nos façam superar as dificuldades da vida, vindas pela provação. De inicio, é bom lembrarmos que Abraão já tinha sido alvo das provações de Deus bem como recebido a promessa de ser feito pai de uma grande nação e, tal como Enoque e Noé, ele também andou e agradou a Deus, sendo que tais fatos não o isentavam de ser ainda provado por Deus, não obstante ser um homem experiente e conhecedor do Deus a quem servia, Abraão era homem semelhante a nós sujeito às mesmas tentações. Porém, sua fé e total dependência de Deus, fizeram-no vencer as provas pelas quais passou e obter em sua trajetória de fé uma grande intimidade com o seu SENHOR.

O texto em apreço relata um dos momentos mais difíceis da vida de Abraão, “depois destas coisas...”, i.e., depois do triste atrito que ocorreu na sua família, que o obrigou a despedir seu primeiro filho, Ismael de sua própria casa. Embora com determinação divina, tal atitude fez Abraão sentir um profundo sentimento de tristeza, “pareceu isto mui penoso a Abraão por causa de seu filho (21.11)”. Foi nesse momento que Deus, a quem Abraão bem conhecia, deu-lhe uma ordem que aos olhos humanos seria o cúmulo do absurdo, pediu o seu filho amado, Isaque em holocausto, i.e., que oferecesse Isaque em oferta inteiramente queimada.
A maior prova talvez não tenha sido o simples fato de Deus pedir-lhe seu único filho, mas o ato com que se deveria oferecer Isaque, pois que era um costume do mundo pagão nessa época, em que os povos dedicavam seus filhos ao deus Moloque, ato totalmente abominável aos olhos de Deus. Porém, visto que o assunto principal não é o pedido em si, mas o propósito de tal ordem é o que nos faz para e pensar; somos capazes de entregar a Deus aquilo que Deus requer de nós? Tendo em vista que o motivo pelo qual Deus pediu Isaque em sacrifício não foi outro se não o de provar a fé de Abraão.
Percebemos pelas atitudes desse “veterano” amigo de Deus, que não há melhor exemplo de vida em quem devemos nos espelhar para que em meios as lutas possamos agir conforme a vontade de Deus, e extrairmos da sua vida, as melhores atitudes do crente em meio à provação;

1. TOTAL SUBMISSÃO A DEUS – v.1-3;
“Eis-me aqui!...Levantou-se...e foi para o lugar que Deus lhe havia indicado.”

O ato de se submeter é o mesmo que, se colocar abaixo de outro ou alguém, subjugar-se a vontade de outrem. Essa atitude é refletida na cena em que Deus chama Abraão e impõe a ordem de sacrificar Isaque, “toma Isaque...e vai-te...oferece-o...”, v.2. Como já explanamos na introdução, Abraão bem poderia que poderia questionar a Deus pelo fato de requerer algo que abominava, que era sacrifício de vidas humanas executado, realizado naturalmente pelas nações pagãs, inclusive na região do mediterrâneo, onde habitava Abraão. Poderia questionar não só pelo fato de ser algo repugnante aos olhos de Deus, mas pelo fato de ser “seu filho, o único filho, a quem ele amava”v.2.
Mas, em vez de agir dessa forma, Abraão por ser amigo de Deus e pelo fato de há anos andar com o SENHOR, sabendo que Ele era fiel para cumprir os seus desígnios como provara, fazendo-o ter um filho na velhice, Abraão não hesitou em se submeter totalmente à ordem do seu SENHOR. Os verbos que compõem o versículo três enfatizam claramente a que ponto chegou a submissão de Abraão. Acompanhada de uma tamanha disposição, que agiu de imediato em obedecer a ordem de Deus, assim como fizera com Ismael e Agar em 21.11, que depois de ouvir a voz do anjo do SENHOR ele “levantou de madrugada”.
Essa disposição de Abraão em atender ao pedido do seu Deus, é o exato reflexo de sua total submissão, sem questionar, sem murmurar, sem procurar meios paralelos para poder superar as provas advindas à sua vida. Somente por conhecer intimamente a Deus e crer piamente nEle, é que ele se submeteu à soberania do Deus Fiel. Não adianta amados colocarmos o pé na parede ou querer encarar as provações com nossas próprias forças, como crentes que somos no SENHOR, devemos tão somente, nos submeter por completo sob a vontade de Deus, crendo que Ele é quem estar no controle de todas as coisas ainda mais sendo Ele que o que estar nos provando. Ninguém mais além dEle, pode nos fazer sobressair das provas da vida.

A nossa submissão a Ele nos ajudará a termos outra atitude que nos fará vencer as provas da vida, que é termos;

2. TOTAL CONFIANÇA EM DEUS – v.5-8;
“...iremos lá...e voltaremos para junto de vós...Deus proverá para si, meu filho, o cordeiro...”


Em meio às adversidades e provas da vida é a confiança em Deus é indispensável. Ainda mais sabendo que bem aventurado é o homem que confia no SENHOR, nós como crentes tementes a Deus devemos observar atentamente a plena certeza e convicção desprovida de dúvidas que teve Abraão em obedecer a ordem de Deus. Percebemos que nos preparativos para o sacrifício no versículo três, ele preparou tudo, sendo que no versículo seis ele leva somente o necessário como, a lenha, o fogo e o cutelo para executar o sacrifício de seu filho, embora este não tivesse a noção de que ele é quem seria sacrificado.

Mesmo assim, Abraão convictamente adianta a provisão de Deus aos seus servos afirmando que depois de adorarem, eles voltariam. Como poderia isso acontecer se ele, Abraão, estava prestes a sacrificar seu filho e ainda pedir que os esperassem pois iam apenas adorar e logo voltariam? Certamente não há outra resposta se não, a total confiança que ele tinha em Deus, o mesmo Deus que ao chamá-lo para uma terra distante providenciou tudo para ele no tempo certo. E de acordo com Hebreus 11.19, Abraão cria que “Deus era poderoso até para ressuscitá-lo dentre os mortos...”

Não bastassem tantas provas da plena confiança de Abraão em Deus, percebemos ainda que quando Isaque pergunta onde estava o cordeiro para o sacrifício, ele não retardou em afirmar que Deus iria providenciar o cordeiro. Portanto amado, a confiança de Abraão no SENHOR deve ser refletida em nosso viver cotidiano, visto que a todos os momentos somos provados por Deus e tentados pelo inimigo das nossas almas. Confiar não é somente saber que Deus tem poder, mas demonstrar tal convicção sem temermos que o contrário aconteça, confiar sem nada duvidar. Assim, estaremos de acordo com a vontade do nosso Pai celestial que ao ver-nos como filhos dependentes da sua provisão, nos abençoará no tempo certo e proverá o livramento da provação a mercê de sua vontade. Porém, estando totalmente confiando nEle, jamais nos afastaremos dos seus olhos protetores, e certamente estaremos seguindo uma outra atitude que nos ajudará a superar as provações, que é;

3. TOTAL OBEDIÊNCIA A DEUS– v.9-11;
“Chegaram ao lugar...edificou um altar...dispôs a lenha, amarrou Isaque e o deitou no altar...e estendendo a mão tomou o cutelo...”

A ordem de Deus a Abraão não se limitava em apenas ir ao lugar designado, i.e., no monte Moriá. Mas, executar por completo o sacrifício e Abraão tinha plena ciência disso pelo que providenciou os preparativos de antemão. Percebemos a total submissão e confiança de Abraão em meio a um dos momentos mais intrigantes da sua vida, o que vimos no versículo três é um processo para que o ato de obedecer a Deus seja completo, pois que no final do versículo quatro, Abraão viu de longe o lugar.
Isto nos permite pensar que, Abraão até poderia desistir do objetivo de Deus, desviando para outro caminho, ou até mesmo subir no monte e lá, em vez de fazer o que Deus pediu, poderia simplesmente adorar como disse aos servos. Se pensássemos que era este o objetivo dele, ao observarmos o versículo nove certamente mudaríamos de opinião, pois aqui, ele chega “ao lugar que Deus lhe havia designado”. E de imediato edifica o altar, põe a lenha, amarra Isaque e por fim deita-o no altar, por cima da lenha. Estas ações indescritivelmente nos mostram o quanto Abraão foi obediente a Deus, e estava pronto a entregar ao SENHOR o que tinha de melhor.
Isto não quer dizer que Abraão não amava seu filho Isaque, ele simplesmente amava mais a Deus do que a seu próprio filho, pois foi Deus quem prometeu dá-lo e fazer dele uma grande nação. Certamente irmãos, quando a prova nos aperta, nós nos esquecemos de obedecer a Deus para tentarmos resolver as coisas da nossa forma. Não é assim que a Palavra de Deus nos ensina, ela diz que devemos entregar o nosso caminho ao SENHOR, “confiar nEle e o mais Ele fará” (Sl 37.5).
Aquele momento para Abraão seria a consumação de mais uma experiência com Deus, e foi, só que não da forma que ele pensava ser. Na hora certa, dos altos céus Deus impediu o sacrifício, pois já sabia que ele era temente. Embora com toda obediência a Deus, Abraão era pai, e certamente sentiria muito a falta de Isaque, muito mais do que a de Ismael, visto que Isaque ele mesmo teria sacrificado, mas logo a providencia chegou e a prova acabou, pois Deus providenciara um cordeiro para substituir Isaque e certamente, creio eu, para honrar a total obediência de Abraão.

CONCLUSÃO:
Meus amados irmãos, o que podemos extrair da vida deste notável homem de Deus é; que não é só porque somos servos de Deus há anos que estaremos isentos de sermos provados; que quando vier a prova, não é que Deus estar insatisfeito conosco, mas quer nos mostrar ainda mais para que possamos servir de exemplo para as gerações futuras, assim como Abraão foi e é para nós hoje.
E não podemos esquecer que além das provações serem uma constante nas nossas vidas, nós precisamos a cada dia ter uma experiência com Deus, para aprendermos a nos submeter totalmente a sua vontade, a termos total confiança nele, sabendo que é poderoso para nos abençoar no tempo oportuno e nos dar5 forças nas provações e a termos total obediência para com Ele, para que assim, Ele possa providenciar mediante a nossa fé, o fim de todas as lutas, adversidades e provas que nos intentam fazer para a longa jornada ao lado do nosso SENHOR.
Que estas lições possam nos fazer agir como Abraão, para vivermos na total dependência do nosso Deus em todo o tempo, ainda mais sabendo que os dias são maus e que vivemos em tempos difíceis. Vivamos uma vida de total entrega ao JEOVÁ JIRÉ, pois ele é fiel para cumprir as suas promessas e nos dar forças para agirmos de acordo com a sua vontade em meio as provações.
Que Deus nos abençoe! AMÉM!
Seminarista Járber SOUSA
São Paulo, 14 de Abril de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário