quarta-feira, 13 de maio de 2015

A IMPORTANCIA DA DOUTRINA NA VIDA DO CRISTÃO


“Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido; E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra“ (2 Timóteo 3:14-17)

INTRODUÇÃO

A palavra doutrina se origina do grego “didaque”, significando ensino ou instrução. Este termo expressa tanto o ato de ensino (sentido ativo) como aquilo quer é ensinado (sentido passivo). Quando falamos em doutrina, estamos nos referindo aquelas que são expostas na Bíblia e que representam o alicerce, o sustentáculo de nossa fé. Se descuidarmos e desprezarmos as doutrinas, perderemos a nossa identidade espiritual como servos de Deus, como seguidores de Cristo, como discípulos de Cristo.

E Paulo nas suas cartas ao seu amado filho na fé, Timóteo, expõe de forma clara e objetiva a importância da doutrina na vida daquele jovem obreiro e o resultado na vida daqueles que lhes ouviriam. Observando as duas cartas à Timóteo, Paulo ressalta que o êxito da doutrina na vida, depende também de algumas atitudes por parte daquele que a recebe. Das quais destacamos duas:

1.       O Êxito Da Doutrina É Resultado De Uma Vida De Oração

“Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões, e ações de graças, por todos os homens” (1 Timóteo 2:1).

A oração é uma disciplina que deve estar sempre ativa em nossa vida. Exemplos na Bíblia de pessoas que dedicaram tempo a prática da oração, são inúmeros. Dentre eles destacamos Daniel, que orava em todas as circunstâncias da vida, demonstrando assim, sua inteira dependência de Deus.
“porque, pela palavra de Deus e pela oração, é santificado” (1 Timóteo 4:5).

Conhecer a Bíblia, os credos e um pouco sobre Deus e não cultivar uma vida de oração, é reflexo de uma vida que ainda não transformada pela eficácia da doutrina. “Se você não ora, você não conhece a Deus; e se não conhece a Deus, é porque não conhece a sua palavra”.

2.       O Êxito Da Doutrina É Resultado Do Exercício Da Piedade
Este é outro aspecto importante na vida de quem vive sob uma orientação doutrinária sadia, o exercício da piedade:
Expondo estas coisas aos irmãos, serás bom ministro de Cristo Jesus, alimentado com as palavras da fé e da boa doutrina que tens seguido. Mas rejeita as fábulas profanas e de velhas caducas. Exercita-te, pessoalmente, na piedade” (1Tm 4.6,7).

As palavras piedade, piedoso (a) e piedosamente são encontradas várias vezes no Novo Testamento, e frequentemente são mal-entendidas.
A nossa palavra "piedade" vem do Latim, e tem dois sentidos:
1. Amor e respeito às coisas religiosas; religiosidade; devoção;
2. Pena dos males alheios; compaixão, dó, comiseração";

Na linguagem popular, e muitas vezes no AT, a palavra tem o segundo sentido e traz a ideia de compaixão. Mas, no NT, o sentido normalmente é o primeiro, ou seja, devoção a Deus ou respeito às coisas religiosas.

Veja como este entendimento esclarece alguns versículos.
·        
    2 Timóteo 3:12 diz que "Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos." O sentido de mostrar compaixão para com outras pessoas não se encaixa aqui (seremos perseguidos por mostrar compaixão?). Antes, os que demonstram reverência a Deus serão oprimidos.
·       
          1 Timóteo 3:16 diz que "grande é o mistério da piedade", mas o versículo não fala de sentir dó para os outros. Fala, sim, dos motivos que temos para adorar a Jesus: “Aquele que foi manifestado na carne foi justificado em espírito, contemplado por anjos, pregado entre os gentios, crido no mundo, recebido na glória”.

A vida de oração e o exercício da piedade são atitudes indispensáveis para a aplicação do poder da doutrina na vida pessoal. São demonstrações de que realmente conhecemos a Deus; por isso confiamos nele em oração, lançando sobre ele as nossas necessidades e aprofundamos o nosso relacionamento com ele através do exercício da piedade porque queremos mais dele. Diz o próprio Paulo: “a piedade para tudo é proveitosa, porque tem a promessa da vida que agora é e da que há de ser” (2Tm 4.8).
Vivendo estes dois princípios na vida, estaremos prontos para percebermos a importância da doutrina em nossa vida.

1.       ELA PREVINE A IGREJA CONTRA FALSOS ENSINOS – 1Tm 1.3-5;
“Quando eu estava de viagem, rumo da Macedônia, te roguei permanecesses ainda em Éfeso para admoestares a certas pessoas, a fim de que não ensinem outra doutrina, nem se ocupem com fábulas e genealogias sem fim, que, antes, promovem discussões do que o serviço de Deus, na fé. Ora, o intuito da presente admoestação visa ao amor que procede de coração puro, e de consciência boa, e de fé sem hipocrisia”.
Uma igreja fortalecida de na doutrina de Cristo é descrita como tendo edificado a sua casa sobre a rocha: “Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha” (Mt 7.24).
2.       ELA NOS LEVA AO ENCONTRO DA SALVAÇÃO – 1Tm 4.16;
“Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Continua nestes deveres; porque, fazendo assim, salvarás tanto a ti mesmo como aos teus ouvintes”.
A salvação é dom gratuito de Deus, mas esta verdade não invalida a resposta humana na aplicação da salvação na sua vida.
·         O evangelho é pregado, quem ouve precisa crer para ser salvo;
·         Deus amou ao mundo, Jesus veio ao mundo por amá-lo e morreu para provar este amor; mas o texto é bem claro em informar que: “para que todo aquele que nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna (salvação) (Jo 3.16);
·         Aqueles que creram e receberam de Deus a salvação, precisam agora, perseverar, permanecer firme na doutrina de Cristo, pois tal permanência resultará no estágio final da salvação que é a glorificação.
É isto que Paulo está dizendo a Timóteo; “Continua nestes deveres”. Isto é, no ensinamento da doutrina cristã (Champlin, vol.5, p.427). está implícito o dever da santidade e da correta realização dos deveres cristãos.
É interessante observar, que Paulo deixa claro que, a salvação está condicionada a dois princípios básicos da grande comissão: 1.Crer para ser salvo e 2. ensinar para salvação.
Todo cristão que foi salvo por Jesus e permanece na doutrina, transmite esta doutrina para a salvação de outrem que virem a crer nela.
3.       ELA NOS DESPRENDE DA TEOLOGIA DA PROSPERIDADE – 1Tm 6.3-5;
Paulo alerta Timóteo contra falsos mestres que ensinam outra doutrina tendo-a como fonte de lucro:
“e alguém ensina outra doutrina e não concorda com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo e com o ensino segundo a piedade, é enfatuado, nada entende, mas tem mania por questões e contendas de palavras, de que nascem inveja, provocação, difamações, suspeitas malignas, altercações sem fim, por homens cuja mente é pervertida e privados da verdade, supondo que a piedade é fonte de lucro.
Paulo roga a Timóteo diferenciando-o destes falsos crentes chamando de “homem de Deus”, levando seu discípulo a entender a razão das petições seguintes:
Tu, porém, ó homem de Deus, foge destas coisas; antes, segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão. Combate o bom combate da fé. Toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado e de que fizeste a boa confissão perante muitas testemunhas [...]que guardes o mandato imaculado, irrepreensível, até à manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo [...]Exorta aos ricos do presente século que não sejam orgulhosos, nem depositem a sua esperança na instabilidade da riqueza, mas em Deus, que tudo nos proporciona ricamente para nosso aprazimento; que pratiquem o bem, sejam ricos de boas obras, generosos em dar e prontos a repartir; [...] E tu, ó Timóteo, guarda o que te foi confiado, evitando os falatórios inúteis e profanos e as contradições do saber, como falsamente lhe chamam, pois alguns, professando-o, se desviaram da fé (vv.11,12,14,17,20,21). 

    4.       ELA NOS TORNA SÁBIOS – 2Tm 3.14,15;

“Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido; E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus”.
Timóteo foi instruído por sua mãe, Eunice, e por sua avó, Lóide, se tornou num dos melhores pastores do Novo Testamento. Ainda jovem, veio ele a ser considerado um sábio, conforme lhe escreveu Paulo.
Esta é a sabedoria espiritual que recebemos quando fomos salvos em Cristo. É através dela que compreendemos e aceitamos a vontade de Deus em nossa vida. Apresentamos a Deus um culto racional, rejeitamos viver de acordo com o mundo e pela transformação da mente experimentaremos qual é a boa, perfeita e agradável vontade de Deus (Rm 12.1,2).
·         Quem não tem esta sabedoria, pode até possuir “forma de piedade”, mas nega o poder. Já quem é sábio, foge destes (2Tm 3.5).
·         Se deixam levar por pouca coisa, e o que aprendem nunca lhes permitem chegar ao conhecimento da verdade (2Tm 3.6.7).

5.       ELA NOS CAPACITA PARA TODA BOA OBRA – 2Tm  3.16-17;
“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra”.
A perfeição aqui não é o estado eterno, a glorificação. Mas, um sentido de ser “completo”, “capaz de satisfazer todas as exigências de Cristo”. Ela além de nos capacitar, ela nos equipa. Este é o sentido de “perfeitamente habilitado”.
CONCLUSÃO
A nossa dedicação à palavra de Deus, como doutrina absoluta da nossa vida nos faz assim, aptos para (2Tm 4.1-5);:
·         Pregar a palavra em qualquer oportunidade;
·         Corrigir, exortar e repreender;
·         Suportar as aflições e;
·         Cumprir o nosso ministério.

Pr. Járber Sousa
Ministrado na AD-Presidente Dutra,MA

Em 13 de abril de 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário