“Tu, porém, permanece
naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens
aprendido; E que desde a tua
meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a
salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. Toda a
Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir,
para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para
toda a boa obra“ (2
Timóteo 3:14-17)
INTRODUÇÃO
A palavra doutrina se origina do grego
“didaque”, significando ensino ou instrução. Este termo expressa tanto o ato de
ensino (sentido ativo) como aquilo quer é ensinado (sentido passivo). Quando
falamos em doutrina, estamos nos referindo aquelas que são expostas na Bíblia e
que representam o alicerce, o sustentáculo de nossa fé. Se descuidarmos e
desprezarmos as doutrinas, perderemos a nossa identidade espiritual como servos
de Deus, como seguidores de Cristo, como discípulos de Cristo.
E Paulo nas suas cartas ao seu amado filho
na fé, Timóteo, expõe de forma clara e objetiva a importância da doutrina na
vida daquele jovem obreiro e o resultado na vida daqueles que lhes ouviriam.
Observando as duas cartas à Timóteo, Paulo ressalta que o êxito da doutrina na
vida, depende também de algumas atitudes por parte daquele que a recebe. Das
quais destacamos duas:
1.
O Êxito Da Doutrina É Resultado De Uma
Vida De Oração
“Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações,
orações, intercessões, e ações de graças, por todos os homens” (1
Timóteo 2:1).
A oração é uma disciplina que deve estar sempre ativa em
nossa vida. Exemplos na Bíblia de pessoas que dedicaram tempo a prática da
oração, são inúmeros. Dentre eles destacamos Daniel, que orava em todas as
circunstâncias da vida, demonstrando assim, sua inteira dependência de Deus.
Conhecer a Bíblia, os credos e um pouco sobre Deus e não
cultivar uma vida de oração, é reflexo de uma vida que ainda não transformada
pela eficácia da doutrina. “Se você não ora, você não conhece a Deus; e se não
conhece a Deus, é porque não conhece a sua palavra”.
2.
O Êxito Da Doutrina É Resultado Do
Exercício Da Piedade
Este é outro aspecto importante na vida
de quem vive sob uma orientação doutrinária sadia, o exercício da piedade:
“Expondo estas coisas aos irmãos, serás bom ministro
de Cristo Jesus, alimentado com as palavras da fé e da boa doutrina que tens
seguido. Mas rejeita as fábulas profanas e de velhas caducas. Exercita-te,
pessoalmente, na piedade” (1Tm 4.6,7).
As palavras piedade, piedoso (a) e piedosamente são
encontradas várias vezes no Novo Testamento, e frequentemente são
mal-entendidas.
A nossa palavra "piedade" vem
do Latim, e tem dois sentidos:
1. Amor e respeito às coisas religiosas;
religiosidade; devoção;
2. Pena dos males alheios; compaixão, dó,
comiseração";
Na linguagem popular, e muitas vezes no AT, a palavra tem o
segundo sentido e traz a ideia de compaixão. Mas, no NT, o sentido normalmente é o primeiro, ou seja, devoção
a Deus ou respeito às coisas religiosas.
Veja como este entendimento esclarece alguns versículos.
·
2 Timóteo 3:12 diz que "Ora, todos quantos querem viver
piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos." O sentido de mostrar compaixão para
com outras pessoas não se encaixa aqui (seremos perseguidos por mostrar
compaixão?). Antes, os que demonstram reverência a Deus serão oprimidos.
·
1 Timóteo 3:16 diz que "grande é o mistério da piedade",
mas o versículo não fala de sentir dó para os outros. Fala, sim, dos motivos
que temos para adorar a Jesus: “Aquele que foi
manifestado na carne foi justificado em espírito, contemplado por anjos,
pregado entre os gentios, crido no mundo, recebido na glória”.
A vida de oração e o exercício da piedade são atitudes
indispensáveis para a aplicação do poder da doutrina na vida pessoal. São
demonstrações de que realmente conhecemos a Deus; por isso confiamos nele em
oração, lançando sobre ele as nossas necessidades e aprofundamos o nosso
relacionamento com ele através do exercício da piedade porque queremos mais
dele. Diz o próprio Paulo: “a piedade para tudo
é proveitosa, porque tem a promessa da vida que agora é e da que há de ser”
(2Tm 4.8).
Vivendo estes dois princípios na vida, estaremos prontos
para percebermos a importância da doutrina em nossa vida.
1.
ELA PREVINE A IGREJA CONTRA FALSOS
ENSINOS – 1Tm 1.3-5;
“Quando eu estava de viagem, rumo da Macedônia, te roguei permanecesses
ainda em Éfeso para admoestares a certas pessoas, a fim de que não ensinem
outra doutrina, nem se ocupem com fábulas e genealogias sem fim, que, antes,
promovem discussões do que o serviço de Deus, na fé. Ora, o intuito da presente
admoestação visa ao amor que procede de coração puro, e de consciência boa, e
de fé sem hipocrisia”.
Uma igreja fortalecida de na doutrina de Cristo é descrita
como tendo edificado a sua casa sobre a rocha: “Todo aquele, pois, que ouve estas minhas
palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua
casa sobre a rocha” (Mt 7.24).
2.
ELA NOS LEVA AO ENCONTRO DA SALVAÇÃO – 1Tm 4.16;
“Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina.
Continua nestes deveres; porque, fazendo assim, salvarás tanto a ti mesmo como
aos teus ouvintes”.
A salvação é dom gratuito de Deus, mas esta verdade
não invalida a resposta humana na aplicação da salvação na sua vida.
·
O evangelho
é pregado, quem ouve precisa crer para ser salvo;
·
Deus amou ao
mundo, Jesus veio ao mundo por amá-lo e morreu para provar este amor; mas o
texto é bem claro em informar que: “para que todo aquele que nele crê, não
pereça, mas tenha a vida eterna (salvação) (Jo 3.16);
·
Aqueles que
creram e receberam de Deus a salvação, precisam agora, perseverar, permanecer
firme na doutrina de Cristo, pois tal permanência resultará no estágio final da
salvação que é a glorificação.
É isto que Paulo está dizendo a Timóteo; “Continua
nestes deveres”. Isto é, no ensinamento da doutrina cristã (Champlin, vol.5,
p.427). está implícito o dever da santidade e da correta realização dos deveres
cristãos.
É interessante observar, que Paulo deixa claro que,
a salvação está condicionada a dois princípios básicos da grande comissão:
1.Crer para ser salvo e 2. ensinar para salvação.
Todo cristão que foi salvo por Jesus e permanece na
doutrina, transmite esta doutrina para a salvação de outrem que virem a crer
nela.
3.
ELA NOS DESPRENDE DA TEOLOGIA DA PROSPERIDADE – 1Tm
6.3-5;
Paulo alerta Timóteo contra falsos mestres que
ensinam outra doutrina tendo-a como fonte de lucro:
“e alguém ensina outra doutrina e não concorda com as sãs palavras de
nosso Senhor Jesus Cristo e com o ensino segundo a piedade, é enfatuado, nada
entende, mas tem mania por questões e contendas de palavras, de que nascem
inveja, provocação, difamações, suspeitas malignas, altercações sem fim, por
homens cuja mente é pervertida e privados da verdade, supondo que a piedade é
fonte de lucro.
Paulo roga a Timóteo diferenciando-o destes falsos
crentes chamando de “homem de Deus”, levando seu discípulo a entender a razão
das petições seguintes:
Tu, porém, ó homem de Deus, foge destas coisas; antes, segue a justiça,
a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão. Combate o bom combate da fé.
Toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado e de que fizeste a
boa confissão perante muitas testemunhas [...]que guardes o mandato imaculado, irrepreensível, até à manifestação de
nosso Senhor Jesus Cristo [...]Exorta aos ricos do presente século que não sejam
orgulhosos, nem depositem a sua esperança na instabilidade da riqueza, mas em
Deus, que tudo nos proporciona ricamente para nosso aprazimento; que pratiquem
o bem, sejam ricos de boas obras, generosos em dar e prontos a repartir;
[...] E tu, ó Timóteo, guarda o que te foi confiado, evitando os
falatórios inúteis e profanos e as contradições do saber, como falsamente lhe
chamam, pois alguns, professando-o, se desviaram da fé (vv.11,12,14,17,20,21).
4.
ELA NOS TORNA SÁBIOS – 2Tm 3.14,15;
“Tu, porém, permanece
naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens
aprendido; E que desde a tua meninice
sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé
que há em Cristo Jesus”.
Timóteo foi instruído
por sua mãe, Eunice, e por sua avó, Lóide, se tornou num dos melhores pastores
do Novo Testamento. Ainda jovem, veio ele a ser considerado um sábio, conforme
lhe escreveu Paulo.
Esta é a sabedoria
espiritual que recebemos quando fomos salvos em Cristo. É através dela que
compreendemos e aceitamos a vontade de Deus em nossa vida. Apresentamos a Deus
um culto racional, rejeitamos viver de acordo com o mundo e pela transformação
da mente experimentaremos qual é a boa, perfeita e agradável vontade de Deus
(Rm 12.1,2).
·
Quem não tem esta sabedoria, pode até possuir “forma de
piedade”, mas nega o poder. Já quem é sábio, foge destes (2Tm 3.5).
·
Se deixam levar por pouca coisa, e o que aprendem nunca lhes
permitem chegar ao conhecimento da verdade (2Tm 3.6.7).
5. ELA NOS
CAPACITA PARA TODA BOA OBRA – 2Tm
3.16-17;
“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para
o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim
de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa
obra”.
A perfeição aqui não é o estado eterno, a
glorificação. Mas, um sentido de ser “completo”, “capaz de satisfazer todas as
exigências de Cristo”. Ela além de nos capacitar, ela nos equipa. Este é o
sentido de “perfeitamente habilitado”.
CONCLUSÃO
A nossa dedicação à palavra de Deus, como doutrina
absoluta da nossa vida nos faz assim, aptos para (2Tm 4.1-5);:
·
Pregar a
palavra em qualquer oportunidade;
·
Corrigir,
exortar e repreender;
·
Suportar as
aflições e;
·
Cumprir o
nosso ministério.
Pr. Járber Sousa
Ministrado na AD-Presidente Dutra,MA
Em 13 de abril de 2015
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