terça-feira, 4 de maio de 2010

O AGIR DO CRENTE NAS HORAS DA ANGÚSTIA SALMO 20

 
INTRDODUÇÃO:
Como é característico na maioria dos salmos davídicos, este é mais um em que o salmista apela para o socorro divino nas horas difíceis da vida.

O fato de ele ser rei da nação escolhida de Deus não o isentava de problemas, dificuldades, adversidades, traumas, traições dentre outras provações inerentes à vida de alguém temente a Deus. Porém, ele em vez de depositar toda a sua confiança em sua soberania humana como rei, no seu poder real e nas suas riquezas materiais, Davi dá-nos uma lição magnífica de como devemos agir nas horas desagradáveis de angustias que nos sobrevêm.

Embora com suas falhas e deslizes, Davi era um homem que agradava o coração de Deus pelos simples fato de O buscar não só nas horas de adversidades como também era capaz de se arrepender e de ser sincero com Deus quando cometia algum erro que afetava sua comunhão com o Soberano e o seu relacionamento com Ele.

Que este salmo nos motive a depender mais e mais de Deus, na certeza de que Ele não só nos ouve como nos atende, não somente sabe dos nossos atritos como pode solucioná-los, não somente sabe das nossas necessidades como pode supri-las.

Para que estas bênçãos venham sobre nossas vidas e de nossa família, devemos seguir os passos aqui descritos como lições de progresso espiritual e vitorias devido à nossa forma de agir em meio às angustias da vida.

Com base nesse salmo de Davi, te convido a meditar comigo sobre como devemos agir nas horas de turbulentas adversidades;

TEMA: O AGIR DO CRENTE NA HORA DA ANGUSTIA

1. BUSCAR A PROTEÇÃO DIVINA – v. 1-3

“Que o SENHOR te responda... o nome do Deus de Jacó te proteja!” v.1

“Do santuário te envie auxílio e de Sião te dê apoio.” v.2

Esta é uma oração intercessora em favor do rei. Uma súplica ao Soberano e Rei dos reis em prol de um rei limitado e vulnerável aos males da vida. Davi ora em seu próprio favor, pois que estava prestes a enfrentar uma árdua guerra contra um dos seus maiores inimigos. Deus já concedera inúmeras vitórias a Davi, essa oração para muitos pode ser considerada falta de fé, confiança, desespero e desesperança, o que não é!

O salmista Davi embora sendo rei como especificado acima na introdução, era além de tudo um homem comum, como você e eu sujeito às mesmas preocupações e sentimentos.

Essa oração reflete nada mais do que a sábia decisão do rei em buscar apoio em quem realmente “mandava no pedaço”, no IEOVÁ SHABAOTH o Senhor dos Exércitos. Buscar apoio em quem ele conhecia como o Deus da nação de Israel, a mesma que ele reinava. Diante dessa angustia que o consumia, o perseguição dos inimigos, a blasfêmia destes contra o seu povo e o seu Deus o afetavam talvez o fazendo perder o sono e até o apetite.

Mas de repente Davi lembra-se talvez do dia em que Golias afrontou o povo de Israel e da vitória que ele teve sobre o gigante como resultado de sua confiança no Senhor dos Exércitos; ele recobra um pouco as forças e clama por auxílio, por socorro e proteção como resultado como resposta às suas orações.

Meu querido irmão, qual a tua situação nesse momento eu não sei, e se soubesse era bem provável que eu seria apenas mais um, a saber, sem ter condições de resolver, talvez o máximo que eu poderia fazer era orar, o que as vezes para nós devidos as terríveis angustias da vida não resultam em nada.

É nesse momento que você deve fazer como o rei Davi, esqueceu que era rei e se humilhou como súdito dependente daquele que tem todo o poder. Faça você o mesmo, deixe parta trás o teu ego, a tua posição social, os teus bens ou qualquer coisa que te impede de se dobrar diante do Rei da Glória, e clama por auxílio, busca por respostas e proteção.

Certamente, do seu santuário o SENHOR se voltará para ti e te abençoará da mesma forma que abençoou a Davi. Você crer nisso? Então levante a cabeça curve-se diante do SENHOR e busque por sua proteção e intervenção divina nas horas de angustias da tua vida e sejas ricamente abençoado. Porém buscar é uma coisa, outra coisa mais importante do que simplesmente chorar, gritar, clamar e buscar auxílio divino é ter esperança de que ele vai agir.

2. TER ESPERANÇA EM DEUS – v. 4-5

“Conceda-te o desejo do teu coração e leve a efeito todos os teus planos.” v. 4

Ter esperança em Deus vai muito mais além do simplesmente orar. Lembra-te do famoso texto de II Crônicas 7.14 que diz; “Se o povo que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter... então eu ouvirei dos céus...”.

Perceba que não bastasse ser algo condicional “se”, o texto afirma claramente que só se humilhar não é suficiente. Não bastava Davi somente agir como se não fosse rei, mas como súdito. Não era suficiente também além de se humilhar, apenas orar. Era necessário buscar, essa busca não seria refletida na humilhação nem na oração, mas na mudança de vida, isto é, o abandono dos seus pecados. O povo tinha que deixar para trás todas as suas expectativas e desejos contrários a vontade do Altíssimo.

Assim fez Davi, deixou para trás não somente sua força real, mas todas as suas fontes de ajuda que não fosse o poder e a intervenção de Deus. Se Davi não depositasse sua esperança em Deus, ele logo após orar agiria simultaneamente além da terrível ansiedade, um grande desespero. Uma falta de confiança; “Será se Deus vai me ajudar, será se ele vai me ouvir e me responder?”. Esse é o modelo típico de perguntas que fazem aqueles que oram, buscam, mas que não confiam que Deus vai agir.

Davi anseia que o SENHOR conceda-lhe o desejo do seu coração e leve a efeito todos os seus planos. No final do versículo cinco ele ressalta isso novamente dizendo; “Que o SENHOR atenda todos os teus pedidos”.

Coloque-se no lugar de Davi agora, prestes a enfrentar uma terrível guerra. Como você agiria? O que e como você faria? Sei que é fácil eu tentar te induzir a fazer o mesmo que Davi, sendo que sei também que não é fácil esperar enquanto para nós o que importa é urgência. Mas também sei meu irmão, que de nada vai adiantar buscarmos ao SENHOR como o coração cheio de duvidas ou ansiedades.

Por isso te convido a juntamente comigo orarmos ao SENHOR não somente por socorro, mas para que Ele nos conceda graça para aprendermos a esperar nEle na certeza de que Ele vai agir em nosso favor. De que ele vai atender os desejos do nosso coração, desde que estes desejos estejam de acordo com a vontade dEle, o que na verdade é o melhor para nós.

Aprenda meu irmão (ã) ter mais esperança em Deus, sei que às vezes tudo parece ser o fim, não vai mais, não consegue e não sabe mais o que fazer. Deus sabe! Deus pode! Deus faz! E você, crer? Então entrega teu caminho ao SENHOR confia nEle e tudo Ele fará.

3. ESTAR FIRME E CONFIANTE NO SENHOR – v 6-8

“Agora sei que o SENHOR dará vitória ao seu ungido...” v. 6

“... mas nós confiamos no nome do SENHOR, o nosso Deus.” V. 7



“... nós nos erguemos e estamos firmes.” V. 8

Davi no decorrer de sua oração parece passar por um processo que o conforta e enche-o de tamanha confiança que enfaticamente descreve sua fé em afirma que agora ele sabe que o SENHOR lhe dará vitória (v.6).

Amados, é normal nas horas difíceis procurarmos um amigo ou alguém que possa nos ouvir os desabafos e de certa forma nos ajudar a superar as dificuldades. Mas há momentos que nada e nem ninguém nessa baixa terra pode fazer algo para nos ajudar. É nestas horas que devemos fazer como o salmista, buscar o SENHOR, uma vez que Ele é o socorro bem presente na hora da tribulação (Sl 46.1).

À medida que nós conversamos com uma pessoa, mas intima dela nós ficamos. Com Deus também não é diferente, á medida que oramos, conversamos com Ele, passamos a conhecê-lo mais, e à medida que o conhecemos mais, passamos a confiar mais nEle. Assim aconteceu com Davi, de tanto estar com ele nas horas de angustia, ele passou a invocá-lo sempre, tanto nas horas de angustia como de vitorias. Isso é descrito no verso cinco, que ele diz que bradará a vitória e levantará as bandeiras em nome do seu Deus.

Davi relata ainda algo sobre seus inimigos que a inicio pareciam ser temidos, mas que agora eram simplesmente homens que confiavam em carros e cavalos. Mas ele e seu povo eram mais fortes, pois confiavam no nome do seu Deus. Davi reconhece que estes inimigos vacilam e caem, mas que os que confiam no SENHOR embora caindo se erguem e ficam firmes (v.8).

Meu amado irmão, eu não faço nem idéia de onde está a tua estima agora, o teu vigor talvez já tenha se esgotado e a tua esperança vai se esvanecendo e estás em situação crítica quanto em quem confiar. Peço-te em nome de Cristo que tu voltes a ter inteira confiança em Deus. A te firmares mais e mais em seu poder e passe a chamá-lo de meu Deus ou nosso Deus, esse era o termo usado por Davi nesse salmo.

Ore, busque, chore, grite, mas não se desespere. Não desista. Não pare. Vá em frente, levanta a cabeça, pois, em breve estarás erguendo a bandeira da vitória. E tal como Davi passe agora a ter a firme convicção de que o SENHOR te dará vitória.

CONCLUSÃO:

“SENHOR, concede vitória ao rei! Responde-nos quando clamamos!” v. 9

Queridos irmão, o salmo não relata, mas viajando pelo livro das Crônicas dos reis de Israel e Judá, nós veremos que Deus deu vitória a Davi. O fez prosperar e mesmo em meio as desagradáveis angustia da vida, o SENHOR lhe ensinou a ter esperança, a confiar e a estar firme em seus passos.

O mesmo Ele quer te ensinar, mas só fará se tu deres espaço para trabalhar na tua vida. E isso se dá pela oração, por um relacionamento mais intimo com Ele, e esse relacionamento se dá pela oração e pela confiança que tens nEle.

Não volte ao que passou, não ouse voltar ao passado julgando que lá era melhor. Em nome de Cristo esquece as cebolas do Egito e marcha para a terra que flui leite e mel. Davi poderia optar por não confiar no SENHOR e também por não guerrear esta guerra. Mas sabia que seria inútil.

Se ele reconheceu que os que confiavam em fortes carros e cavalos de guerras vacilavam e caiam, o mesmo poderia acontecer com ele e seu povo caso deixassem de confiar em Deus. E caso não lutasse, o extermínio seria maior ainda, e se não morresse na guerra seria subjugado ao inimigo como escravo.

Mas ele optou por ser subjugado ao Soberano Rei, ao que tem todo o poder e pode todas as coisas, e o resultado não foi outro se não a vitória para a glória de Deus.

O mesmo Deus que abençoou a Davi é o mesmo que te visita agora com esta mensagem, é o mesmo que fala ao teu coração te fazendo derramar lágrimas por não ter aprendido ainda a confiar no SENHOR. Mas Ele estar aqui! E estar para te ensinar a confiar mais nEle, a ter um melhor relacionamento e a vencer estar crises existenciais que tens. Os problemas familiares, tua crise financeira, as guerras da vida que só te levam o sono e a tranqüilidade te trazendo em troca somente angustias e decepções.

Mas hoje o SENHOR muda a tua história! Tão somente dependa de sua proteção, aprenda a ter esperança nEle e permaneça firme e confiante na mesma certeza que teve Davi; de que o SENHOR te dará vitória. E enquanto Ele não manda a bênção, que seja essa a nossa oração;

“SENHOR, concede vitória ao rei! Responde-nos quando clamamos!”

Você pode dizer AMÉM?!

Seminarista Járber SOUSA
Vargem Grande Paulista, SP; 05 de Maio de 2010

Um comentário:

  1. Obrigada por essas palavras maravilhosas, estava navegando e as encontrei, e me deram uma paz muito grande pra esse momento de atroibulacoes,mais uma vez obrigada

    ResponderExcluir