segunda-feira, 4 de maio de 2009

A NOSSA UNIÃO COM CRISTO - Colossenses 3.1-11


INTRODUÇÃO:


A igreja em Colossos não era uma igreja problemática tal como a igreja em Corinto, Roma e outras pelas quais, Paulo devotou alguma preocupação, mas, uma igreja firmada na esperança bendita de morar no céu, motivo pelo qual exerciam o amor entre os irmãos (1.4,5).
Porém, mesmo sendo uma igreja em parte, potente no que diz respeito à pratica do amor fraternal, era uma igreja que tinha os seus problemas internos tal como todas as igrejas existentes. Um desses problemas eram os falsos ensinos inseridos por falsos mestres (2.8).
Nesse intuito, Paulo decide então escrever aos Colossenses não para exortá-los, para demonstrar o seu interesse por eles, não para chamá-los à atenção para as verdades genuínas do evangelho como se eles tivessem desviando-se dele, mas para motivá-los a permanecer nos ensinos que receberam.
Após externar seu sentimento de afeto pela igreja em Colossos, Paulo passa agora, no capitulo três, a apresentar a importância dos crentes permanecem em Cristo, não de forma individualista, mas coletiva. Pois a união deles com Cristo os deixariam mais resistentes quanto às sutilezas dos falsos ensinamentos, e mais fortes para superarem os desejos da carne e vencerem de uma vez por todas os vícios e os costumes da velha natureza subordinada à escravidão do pecado.
Não bastasse explanar a necessidade de estarem unidos com o SENHOR, como também expôs com precisão os resultados decorrentes dessa união, as quais passaremos a estudar agora. Dos muitos benefícios que nos sobrevêm como conseqüência de estarmos juntos à Cristo, te convido a atentar para essa mensagem, donde tiraremos algumas lições de Paulo passadas aos irmãos colossenses, quanto a importância da NOSSA UNIÃO COM CRISTO;


1. MOTIVA-NOS A PENSAR NO CÉU – v.1-4
“... buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive... Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são daqui da terra;” v.1b, 2.
Paulo como pastor do rebanho de Cristo, sabia mais do que ninguém o risco que suas ovelhas corriam. Por este motivo, ele não hesitava em protegê-las com um alerta por escrito, essa a causa de suas epístolas. Nesta carta, Paulo demonstra sua preocupação já no primeiro capítulo; “damos sempre graças a Deus, Pai de nosso SENHOR Jesus Cristo, quando oramos por vós,...” (1.3). Tal preocupação fez com que ele não só alertasse os crentes no capitulo dois quanto ao perigo dos falsos ensinos, como também os alertasse a perseverarem unidos com Cristo na certeza de que em breve, “quando Cristo se manifestasse, eles também seriam manifestados com ele, em glória” v.4.
Compreendendo estes problemas que poderiam desviar a fé dos crentes, Paulo os motivou a fixarem suas atenções no céu, pois, uma vez que o que se passa aqui é passageiro, lá no céu, Cristo que é eterno, assentado à direita de Deus. E como recompensa dessa fixação de olhar no céu, os crentes seriam recompensados em Cristo, sendo manifestos juntamente com ele em glória. Amados, bem sei que assim como o que acontecia entre os irmãos colossenses, também pode estar acontecendo na tua vida. Sei que as diversas preocupações te desviam do foco principal da tua vida, o céu. Porém, assim como Paulo expôs com precisão a importância de se perseverar unido com Cristo, quero com esta mensagem te fazer entender que, tudo o que acontece ou deixa de acontecer, é permissão divina, quanto aos problemas e duvidas que te incomodem, elas são passageiras, porém, as do céu são eternas.
É Cristo quem permanece imutável e fiel às suas promessas, esse é um bom motivo que te pode fazer voltar à essência da vida cristã na presença de Cristo. O céu é invisível, mas é real. Atenta para estas palavras e eleve os teus olhos à morada do altíssimo, derrame suas lamúrias e seus questionamentos diante do seu trono estabelecido ao lado do Deus Pai. Não te preocupes com as adversidades da vida, mas pense no que Deus tem preparado aos que o amam, se o amas, volte-se hoje mesmo aos pés de Cristo, apegando-se a ele e passe agora mesmo a buscar as coisas lá do alto onde Cristo vive.
2. MOTIVA-NOS A DEIXAR O VELHO HOMEM – v.5-9
“Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena;... v.5
Paulo tentava da melhor forma possível fazer os crentes compreenderem a extrema necessidade dos crentes em desfazer-se da velha natureza. Uma vez que eles deveriam estar unidos com o SENHOR, eles não deveria se comportar como mundanos. E Paulo enfatiza isso com bastante precisão no versículo sete; “nessas mesmas coisas andastes vós também que noutro tempo, vivíeis nelas.” Paulo refere-se às práticas resultantes de um viver separado de Cristo tais como; prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza (v.5). Paulo orientou aos irmãos que uma vida de acordo com o evangelho, firmada em Cristo Jesus, era uma vida contrária a estas práticas.
“Agora, porém, despojai-vos, igualmente, de tudo isto;... v.8
No versículo cinco, Paulo referindo-se ao velho homem, utiliza o termo natureza terrena, tal natureza deveria e deve ser mortificada. O mesmo que despojar, tirar a velha roupa contaminada pelo pecado, sendo que Cristo nos comprara nos lavando com seu sangue. Logo depois de Paulo expor as práticas da natureza humana, os crentes passaram a fazer um auto-exame e se em alguma área da vida praticavam tais atos, era hora de se despojarem de tudo isto.
“não mintais... uma vez que vos despistes do velho homem com seus feitos. v. 9

Para Paulo uma coisa era dizer que não eram mais os mesmos, uma vez que “estavam em Cristo”, porém, Paulo ressalta ainda mais um fator que reluzia a união deles em Cristo, o fato de não mentirem uns aos outros. Se isto acontecia entre os irmãos, está obvio que não havia plena harmonia entre eles, e conseqüentemente, a comunhão deles com Cristo estava afetada. Os crentes estavam agora inteirados de que a vida em Cristo vai muito além do que uma simples confissão, mas em renuncia total do velho homem com seus feitos; ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena, etc.
Amada igreja de Cristo Jesus, o SENHOR deus não enviou seu Filho amado para nos resgatar para vivermos ainda segundo o curso deste mundo, praticando as obras da carne, tais como as praticávamos antes de nossa conversão em Cristo, se fazemos parte do corpo de Cristo, deve então, haver uma harmonia que nos possibilite viver inteiramente para o agrado do SENHOR, e isso só se dará quando decidirmos matar a natureza terrena, nos despojando destas coisas e nos despirmos do velho homem com seus feitos. Assim, teremos uma profunda experiência com Cristo pelo simples fato de estarmos sinceramente unidos com ele.
Essa atitude de renunciarmos o velho homem nos fará compreender e a pôr em pratica outro efeito de nossa união com Cristo, que;
3. MOTIVA-NOS A REVESTIRMO-NOS DO NOVO HOMEM – 10,11
“... e vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem, daquele que o criou.” v.10
Essa uma qualidade interessante nos ensinamentos de Paulo, o fato de não expor somente a parte negativa dos acontecimentos, mas, de ressaltar também e com veemência o lado positivo resultante de uma obediência concreta das verdades bíblicas.
Depois de exortá-los a abandonarem o velho modo de viver mundano, Paulo agora, não pede que eles se revistam, mas afirma que eles já estavam revestidos do novo homem, só não estavam se portando como convinha, para o pleno conhecimento, segundo a imagem, daquele que o criou. Paulo queria que os irmãos colossenses compreendesses que uma pessoa com uma nova vida em Cristo, entendendo que havia sido liberta de seus pecados bem como da condenação eterna, vivesse inteiramente para fazer a vontade do seus criador, daquele que os resgatou. Tal pessoa, independente de sua cultura ou posição social, procurava a qualquer custo se refazer para conhecer o seu criador, e a medida dessa busca fosse vivendo entre os demais, conforme a sua vontade, a vontade de Cristo.
Como temos vivido neste mundo? Como crentes ou como cristãos? Amados, precisamos conhecer pela Palavra a profundidade da responsabilidade de se viver para o inteiro agrado do nosso SENHOR e Criador Jesus Cristo. Ele nos comprou, nos tirou da sarjeta do pecado e nos deu vestes novas além da liberdade para servi-lo.
Compreenda essas verdades e se queres uma maior aproximação do SENHOR, viva como ele viveria se estivesse no teu lugar, deixe resplandecer a imagem de Cristo na tua vida por meio das atitudes do novo homem que és agora, e agindo assim, a glória do SENHOR será em ti, uma constante que fará com que outras pessoas entendam que de fato, vale a pena renunciar as coisas terrenas para viver eternamente unidos com Cristo.
CONCLUSÃO
A união com Cristo glorificado e os resultados dessa união são claramente enfatizados por Paulo como sendo, o tema central desse texto. Por meio dessa palavra é o desejo do meu coração, e acredito ser o de Deus também, que nós como cristãos que somos possamos mudar o nosso foco de viver. A solicitude da vida e as adversidades que nos sobrevêm diariamente nos impedem de olharmos inteiramente para aquilo que o Senhor nos tem preparado. Porém, agora reconhecemos mais do que nunca que, independente de nossas preocupações existe algo que é maior e duradouro, ou seja, eterno.
E o que Deus nos tem preparado não está neste mundo que estar sujeito à constantes mudanças, mas lá no céu, onde habita o Único que é Imutável, que não se limita ao tempo nem ao espaço e nem se deixa levar pelas circunstancias que nos afetam, Cristo Jesus, em quem estamos enxertados, unidos com ele, passaremos a viver uma vida de modo digno do evangelho.
Como membro do Corpo de Cristo, devemos fazer comno Paulo orientou os irmãos da Igreja em Colossos, fazer morrer a velha natureza deixando para trás as suas práticas contrarias ao viver cristão, nos despojar do velho homem e passar a viver realmente como uma pessoa em Cristo Jesus, procurando a qualquer custo me refazer para o pleno conhecimento, segundo a Imagem do meu Criador.
Essa é a vontade do SENHOR, e como filho dele, não me resta fazer outra coisa senão, obedecer a sua Palavra. AMÉM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário