segunda-feira, 4 de maio de 2009

BASES PARA A RENOVAÇÃO ESPIRITUAL - II Crônicas 15



INTRODUÇÃO:
A nação judaica por ser escolhida de forma singular pelo Deus Todo-poderoso necessitava tão somente seguir os seus decretos e princípios para que sua potente mão jamais se retirasse de sobre eles. Infelizmente ouve momentos trágicos da história desse povo que os fizeram padecer debaixo da ira e do abandono do seu Deus. Devido alguns reis que por rebeldia e coração insensato conduzia o povo à idolatria, construindo altares e oferecendo sacrifícios a outras divindades. Isso fazia com que as promessas de Deus sobre eles tardassem e de acordo com as circunstâncias, os planos de Deus não eram executados.

Quando a nação estava nesta situação, necessitava tão somente de um governante sábio que os conduzissem ao arrependimento fazendo-os buscar à Deus de todo o coração. Um Rei temente a Deus era um dos principais meios pelos quais a nação se voltasse para o seu Deus. Assim foi o rei Asa, que logo ao sentar no trono providenciou de imediato um reforma religiosa no reino de Judá “fazendo o que era bom e reto perante o SENHOR, seu Deus” (14.2)
Tal reforma não foi algo espontâneo, impensado sem planos ou princípios, caso contrário não teria obtido tanto êxito a ponto de “em seus dias a terra gozar de paz” (14.1b). Logicamente houve um processo pelo qual Asa pudesse gerar em seu reino tão eficiente reforma religiosa.

É com base nesses princípios que fizeram da reforma religiosa realizada pelo piedoso rei Asa, um marco no seu reinado que eu quero meditar contigo no capítulo quinze desse livro, sobre as bases que nos levam a uma renovação espiritual;

1. RECORDAR AS EXPERIÊNCIAS DO PASSADO – vv. 3, 4


“Israel esteve por muito tempo sem o verdadeiro Deus” v.3 a.
De fato pelo que nós conhecemos da História dos Hebreus, compreendemos a razão pela qual Deus comissionou seu servo Moisés, intermediário entre Deus e o povo, a observarem as suas leis por estatuto perpetuo, ensinado aos seus filhos e aos filhos dos seus filhos a história do Deus de Israel.
Agindo assim, a nação caminharia sempre aos pés do seu Deus desfrutando de sua proteção soberana e gozando o cumprimento de suas promessas. Porém, como citado na introdução, devido a certos indivíduos responsáveis pela condução do povo ao verdadeiro único Deus, eles trilhavam por caminhos contrários aos seus princípios, o que causava irremediavelmente a ira do SENHOR sobre eles. Com isso a nação passa a sofrer o abando do seu Deus, perdendo as suas guerras, chorando a ausência de paz nacional, subjugada às nações pagãs e assim por diante.

Foi nessa situação que eles ouvindo as palavras do profeta Azarias; “O SENHOR estar convosco enquanto vós estais com ele...se o deixardes, [Deus] vos deixará” v. 2, que eles decidiram voltar aos pés do seu Deus. Em lembrando dos tempos em que, eles fazendo a vontade do SENHOR gozavam de amor e paz, e agora, nessa situação espiritual e nacional caótica eles decidiram buscar um concerto; “Mas, quando, na sua angustia, eles voltaram ao SENHOR... e o buscaram, foi [Deus] por eles achado” v.4.
Amados ouvintes dessa palavra, não quero que fiques relembrando as desgraças do passado no intuito de comover-te e por meio de um “regressão ao passado” de conduzir a buscar perdão, uma vez que o sangue de Cristo já nos limpou de toda impureza e continua gerando em nós pelo Santo Espírito a santificação, tal atitude não é necessária.
Meu objetivo é o mesmo de Cristo quando por meio de João lembrou a igreja em Sardes que havia abandonado o seu primeiro amor, ressaltando a importância de recordar onde havia falhado; “... abandonaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te e volta à prática das primeiras obras...” (Ap 24,5).

Foi essa a atitude de Asa e de seus súditos, reconheceram que a angústia que imperava sobre eles eram causados pelo simples fato deles terem abandonado o seu Deus; “Israel esteve por muito tempo sem o verdadeiro Deus” v.3 a.
Portanto amado (a), se é difícil reconhecer que tens falhado é que por tua mente limitada e manchada pela natureza pecaminosa tu pensas que Deus é quem é injusto, deixe o Espírito de Deus te lembrar Dops tempos em que, andando nos seus caminhos eras abençoado e abençoava por onde passavas. O SENHOR quer trazer de volta a sua paz ao teu lar, ele que se deixar encontrar por ti, aproveita hoje esta oportunidade e volta a depender inteiramente desse Deus. Recorde das boas experiências do passado e com as lições dos erros cometidos volte-se a Deus, busque-o e ele se deixará achar (v.2).

2. OUVIR A PALAVRA E RENOVAR O ALTAR – vv. 8-11
“Ouvindo, pois, Asa estas palavras e a profecia do profeta... cobrou ânimo...” v.8a

O simples fato de voltar atrás e pensar nos erros cometidos e tão somente se convencer de que errou, não era o suficiente para que Asa e todo o seu reino pudessem desfrutar de uma verdadeira renovação espiritual. É bem verdade que um dos principais passos da restauração, salvação, etc., é o arrependimento. Porém, vale ressaltar que o arrependimento não é o produto (atitude) final. Podemos dizer que é uma decisão sabia seguida de atitude, tal atitude é refletida em dois pontos importantes ressaltados nesse tópico, a atitude de ouvir para que, por meio das verdades ouvidas possamos então a renovar o nosso altar, o pacto com Deus.

Como enfatizado no ponto anterior, era uma regra necessária para a nação judaica o ouvir as palavras da Lei e atentar com obediência aos seus estatutos por todas as gerações. Percebemos aqui, que esse “ouvir” de Asa não se limita em apenas escutar ao pé da letra, mas denota consciência da importância do que se ouve a ponto de compreender que, independente das palavras do profeta ser boas ou ruins, o que é mais importante é a essência da verdade e do alerta de Deus por meio de Azarias, o profeta.
Perceba ainda, que foi a sabia atitude de ouvir, que fez com que Asa recobrasse o ânimo necessário para iniciar a reforma que o eternizaria na história com um dos poucos reis tementes a Deus na história do povo de Deus; “... cobrou ânimo e lançou todas as abominações fora de toda a terra de Judá e de Benjamim... e renovou o altar do SENHOR...” v.8b.

Querido irmão ou amigo, como vai tua atitude diante das verdades que tu ouves por meio da exposição da Palavra de Deus, porventura atribui ao teu coração apenas as palavras de auto ajuda que massageiam o teu ego ou recebe como correção para o teu altar (vida) as palavras de exortação da parte do SENHOR. Porventura tu já paraste para pensar no que causou essa inquietude em teu coração essa angustia e ausência de paz e de batalha espiritual na tua vida?
Em nome de Jesus Cristo meu amado (a), assim como o rei Asa pare para ouvir as palavras que Deus tem para você, e como um filho amado pelo Pai receba as correções para a tua vida por meio dos estatutos divinos que são anunciados por meio de sua Palavra. Creia que há poder e autoridade nessa Palavra que é a verdade que liberta e lance para fora de tua vida, teu casamento, família e de todo ambiente que você vive toda abominação e passe agora mesmo a renovar o altar do SENHOR, o templo do Espírito Santo que é o teu corpo (I Co 6.19) e a tua alma para que o SENHOR venha tabernacular em você e te fazer um novo homem ou uma nova mulher comprometido (a) com a verdade e com a vida restaurada, renovada espiritualmente para que por meio dessa vida tu possas desfrutar das bênçãos materiais, exteriores.

3. BUSCAR AO SENHOR DE TODO O CORAÇÃO – vv. 12-15

“Entraram em aliança de buscarem ao SENHOR, Deus de seus pais, de todo o coração e de toda a alma” v.12.
“...de todo o coração eles juraram, e de toda boa vontade, buscaram ao SENHOR...” v.15.

É do conhecimento básico da fé de todos nós, o texto de Isaias 59.1,2 que nos deixa claro que não é Deus quem não quer nos abençoar e nem atentar às nossas orações, mas, nossos maus atos perante sua santidade; “Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir... os vossos pecados encobrem o seu rosto para que não vos ouça”.
Esse era o problema principal de Israel, pelo fato de estarem por muito tempo sem o verdadeiro Deus e sem sacerdotes que lhes ensinassem e sem lei (v.3) era lógico que o caminho não seria outro senão, o da idolatria. Uma vez que o povo se voltava para outros deuses por meio dos altares dedicados a eles (v.17) o verdadeiro Deus se afastara completamente do seu povo.

Com isso, passamos a compreender melhor as razões que motivaram o rei Asa a conduzir os seus súditos a uma busca incessante de renovação, não bastasse recordar as experiências do passado por meio da palavra proferida pelo profeta, agora era o momento crucial de tomar a atitude vital para que o SENHOR voltasse a eles, buscá-lo de todo o coração, de toda a alma e de toda a boa vontade sobe juramento de morte para aqueles que não buscassem ao SENHOR (v.13).
Como tu tens buscado ao SENHOR, será se o teu coração está totalmente purificado das abominações, sentimentos torpes, pensamentos obscenos, mágoa, ódio, desejo de vingança ou um simples estado de comodidade espiritual? Amados, Deus se deixa achar quando buscado de todo o coração, ou seja, de toda a essência do ser, de alma, com todo entendimento, isso é o culto racional (Rm 12), sem essa atitude que denote desejo ardente de ser alcançado pela compaixão divina e novamente voltar aos seus braços de Pai amoroso, jamais encontraremos novamente a presença do SENHOR.

Tome essa atitude ainda hoje, porque não dizer, agora! Acredito que durante essa mensagem tu tens pensado em alguns momentos do passado e em ouvir essa mensagem teu coração arde por sentir novamente o mover e o trabalhar do verdadeiro Deus em tua vida, o SENHOR está de braços abertos, venha de todo o teu coração e de boa vontade, ele te espera!
CONCLUSÃO

Acredito que teu coração em certos momentos sofre em conseqüência dos problemas vividos e aparentemente, insolúveis. E isto, tem causado na tua vida um sentimento de abandono, de desprezo, sente-se sozinho e sem apoio. Precisas de paz? Você está no lugar certo ouvindo a palavra certa, Deus está aqui e quer te devolver o que tu perdeste.
Venha aos seus braços, ele te chama, ele te espera, e assim como ele fez com Israel quando este, o buscou com toda sinceridade, ele fará contigo também. Entre em aliança agora mesmo de buscar ao SENHOR e ele se deixará achar por ti e te dará paz ao teu coração e um novo sentido a tua vida (v.15)

Você acredita nessas palavras? Então diga, amém!
Que o Deus de Israel, o teu Deus, te abençoe hoje e sempre!

Seminarista Járber SOUSA
Vargem Grande Paulista – SP, 04 de maio de 2009.

Um comentário:

  1. essa foi uma experiência muito forte para o reinado do sul, e tem a intenção de nos passar a seguinte mensagem : ou confiamos em Deus ou nossas lutas serão terríveis : Levemos em consiferação a seguinte coisa nossa obra tem uma recompensa

    ResponderExcluir