terça-feira, 10 de março de 2009

TOCANDO O CORAÇÃO DE DEUS - 2 Reis 20.1-15


INTRODUÇÃO:
Ezequias era um dos poucos reis piedosos da terra de Judá, temente ao SENHOR e que executara renovação espiritual no seu reino. De repente, devido a sua fragilidade humana, seu coração se exaltou (2 Cr 32.25,26), algo inesperado lhe acontece. Uma notícia incomum das que Ezequias costumava ouvir, lhe sobreveio da parte de seu Deus por meio do profeta Isaias; “Põe em ordem a tua casa, porque morrerás e não viverás” (v.1).
Tudo parecia caminhar tão bem, quando de forma inesperada a ira de Deus cai contra ele e contra o povo de Judá e Jerusalém. Ezequias era um homem que quando precisava de auxilio divino, não hesitava em buscar Sua face (19.14-20). Porém, Ezequias reconhece que errou e com todo o povo ele decide se humilhar de maneira tal, que o SENHOR decidiu agir de misericórdia para com ele e a nação.
Nesta mensagem, quero meditar um pouco contigo, sobre como devemos nos portar diante de um Deus que tudo faz independente de nossa vontade. Em meio às adversidades da vida e dos problemas que diariamente nos sobrevêm, sendo que dentre eles, existem alguns dos quais, nós questionamos sem saber qual a origem e com que razão somos afligidos, vamos aprender como agir diante dessas circunstancias inesperadas assim como Ezequias, para tocarmos o coração de Deus para que Ele tenha compaixão e interfira por nós com sua graça infinita para nos abençoar.
Tomando como exemplo a vida do Rei Ezequias, o que devemos fazer para tocar o coração de Deus?

1. ORAR COM SINCERIDADE e ARREPENDIMENTO – vv.2-6
O profeta Isaias foi bem enfático em entregar a mensagem que não era dele, mas de Deus; “Assim diz o SENHOR” (v.1), de forma clara e entendível, Isaias fala; “... porque morrerás e não viverás.” (v.1). Não havia o que questionar, Ezequias sabia e conhecia o Deus a quem servia e que muitas vezes pelejou em favor do seu povo, quando este, se encontrava em perigo. Mas, também reconhecia o seu pecado, de se exaltar sem levar em conta os benefícios que a ele foi concedido.
Fazendo um paralelo com o texto de 2 Crônicas 32.24-31, vamos compreender melhor esse texto de 2 Reis. Tal narrativa nos fornece a informação que Ezequias apela para que o SENHOR se lembre de que outrora ele havia feito a vontade do SENHOR; “lembra-te SENHOR, peço-te, que andei diante de ti com fidelidade, com inteireza de coração, e fiz o que era reto aos teus olhos; e chorou muito.” (v.3).

Esse versículo nos mostra a atitude de arrependimento e sinceridade de Ezequias; sabendo que o SENHOR o havia ferido de forma merecida, ele tão somente vira o rosto para a parede e começa a apelar para a misericórdia de Deus, sem deixar reconhecer que ele não estava mais, agindo de acordo com a vontade de Deus. Isto nós concluímos pelos verbos no tempo passado; “andei e fiz”, no versículo 2. O texto de 2 Crônicas ressalta que “ele não correspondeu aos benefícios que lhe foram feito”, isso porque o seu coração havia se exaltado.

Sendo que um dos princípios divinos é que, quem se humilha será exaltado, e quem se exalta será humilhado, tal aconteceu com o rei Ezequias. O fato dele já ter sido homem temente e piedoso, não resulta no fato de que Deus deve tolerá-lo quando este se desviou dos desígnios, sendo Ele um Deus Santo e justo, certamente agiria com ira sobre Ezequias.

Foi por esta razão, a ira de Deus, que fez com que Ezequias recorresse à face divina em busca de perdão, expondo sua fragilidade em não mais andar nos caminhos do SENHOR com fidelidade e nem fazer mais o que era reto aos Seus olhos, isso acompanhado de arrependimento; “... e chorou muitíssimo.” v.3. Tal oração de Ezequias contribuiu para que o SENHOR voltasse sua bondosa compaixão ao rei e por meio do mesmo profeta que lhe havia levado a mensagem de condenação, envia-lhe agora uma palavra de consolação; “... veio a ele (Isaias) a palavra do SENHOR, dizendo; Volta e dize a Ezequias, príncipe do meu povo... ouvi a tua oração e vi as tuas lágrimas...”; perceba que Deus estava atento à oração de Ezequias, mesmo na cama com o rosto para a parede, quando Deus afirma ter não só ouvido a oração, mas, ter visto as lágrimas, em outras palavras ele estava vendo a sinceridade e arrependimento do rei.
Esta ação de Ezequias fez com que o SENHOR transformasse sua mensagem de castigo em mensagem de bênçãos e promessas. Observe o versículo um que diz; “... morrerás e não viverás”, e agora compare com os versículos cinco e seis “... eis eu te curarei... acrescentarei aos teus dias quinze anos e te livrarei das mãos do rei da Assíria...”. Perceba o contraste entre as duas mensagens entregues pelo profeta Isaias ao rei Ezequias.

É assim que Deus age em favor dos seus santos. Há momentos que estamos bem com Deus, fazendo a sua vontade, como também há momentos em que tudo vira de cabeça à baixo e as coisas mudam inesperadamente. Isto não quer dizer que Deus não ouve às nossas petições. Ele simplesmente não as atende. Pois quando analisamos a oração de Ezequias e a manifestação da misericórdia de Deus como resultado de uma oração sincera; podemos comparar à promessa condicional de Deus a Salomão em 2 Crônicas 7.14; ”se o meu povo, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.”

Que maravilha! A promessa que Deus fez a Salomão foi executada na vida de Ezequias; ele se desviou da vontade do SENHOR, e se um rei faz o que é mau, certamente seus súditos caminharão no mesmo caminho, pelo que a ira de Deus sobreveio sobre os habitantes de Judá (2 Cr 34.25). Ao tomar conhecimento de que morreria Ezequias não hesita em fazer o que o SENHOR havia comunicado ao seu antepassado, Salomão; Compare suas atitudes de 2 Crônicas 34 com 7.14 do mesmo livro; ele se humilhou, orou, buscou ao SENHOR e se converteu dos seus maus caminhos.

Conseqüentemente, Deus agiria com fidelidade à Sua promessa. Perceba as promessas de 2 Cr 7.14; e compare com as promessas de 2 Reis 20.5 e 6;

“eu ouvirei dos céus” – “eu ouvi a tua oração”
“perdoarei os seus pecados” – “te curarei”
“sararei esta terra” – “defenderei esta cidade”

Amados, o mesmo Deus que falou estas palavras a Salomão foi o mesmo que agiu com fidelidade com Ezequias; Deus não muda, se Ele mudasse seríamos consumidos por sua ira (Mq 3.6). se ele não muda, então logicamente continua e continuará o mesmo de sempre. Sendo assim, ele estar pronto a ouvir a tua oração, a tua súplica e tua humildade em reconhecer que tens sido falho diante dele, que sem a Sua misericórdia você não sobreviverá.

Tudo o que Ele requer dos seus filhos, é fidelidade e sinceridade. Ele estar pronto a te abençoar, te curar, te dá um bom emprego, te tirar dessa situação de desespero, mas, Ele só irá agir de misericórdia contigo, “se” tu te humilhares e orares com sinceridade como Ezequias, para que Ele ouça dos céus e venha ao teu socorro. Toma hoje a decisão de entrar na presença do SENHOR com humildade e sinceridade, acompanhada de arrependimento, suplicando por misericórdia, e certamente Ele te curará, te perdoará e te fará vencer as adversidades da vida, porque a tua oração, tocou o coração dele.

Além da sua oração sincera, o que mais contribuiu para que Ezequias tocasse o coração de Deus?

2. FAZER PROVA DA FIDELIDADE DE DEUS – vv.8-11

Estes versículos ressaltam algo muito importante na manifestação da fidelidade divina. Embora pereça um ato de dúvida, percebemos que Ezequias simplesmente manifestou sua preocupação em ter certeza do perdão de Deus;

“qual será o sinal de que o SENHOR me curará e de que, ao terceiro dia subirei à Casa do SENHOR?” (v.8).

Como base para esta minha afirmação, posso citar um texto relacionado à fidelidade do homem para com Deus, que é Malaquias 3.10, onde encontramos um “desafio de Deus” aos homens que lhes são fiéis nos dízimos; “provai-me”. O que vemos aqui não é diferente, no momento em que Ezequias deixou de ser fiel à Deus em tudo, o SENHOR lhe pesou a mão, porém, quando este, Ezequias em meio às lágrimas de arrependimento, orando ao SENHOR, passou a fazer o que agrada ao SENHOR. Visto que tal atitude de Ezequias era um ato de total dependência de Deus, sendo assim, reconhecendo que o seu Deus é um Deus de misericórdia, ele tão somente pede um sinal de quer o SENHOR lhe curaria.

Deus reconhecendo, que ele não estava duvidando, mas apenas manifestando sua ansiedade em saber se estava agora, agradando ao SENHOR, decidiu então lhe conceder este sinal, fazendo algo impossível aos olhos humanos, que foi, “fazer retroceder a sombra lançada pelo sol declinante...” (v.9-11).

Santos de Deus, bem sei que, tal como Ezequias, independente de nossas posições na sociedade ou situação financeira, somos confrontados constantemente por surpresas desagradáveis, tais como, enfermidades ou desempregos que alimentam uma ansiosa solicitude, que nos faz viver em tenra preocupação com o que fazer para tentar nos sobressair de uma situação dessas.

Mas, o que nós aprendemos com o rei Ezequias, é mostrar nossa inteira dependência de Deus, e anelarmos por uma intima comunhão com ele, para que sempre que o buscarmos em oração, Ele possa nos atender assim como foi com Ezequias. Além do mais, num ato de termos certeza do perdão e da provisão divina, é sempre bom buscarmos um sinal da parte de Deus como prova de sua fidelidade, não para conosco, mas para com sua palavra. Tu podes estar questionando agora, não será isso, um ato de incredulidade, de dúvida para com Deus? Convictamente, a resposta é, não! O que Ezequias fez, foi simplesmente buscar de Deus um sinal de que o SENHOR não mais o mataria, e sim o curaria fazendo-o ainda, ir à Sua Casa no terceiro dia depois da cura. Embora nos versículos anteriores, Deus já tivesse determinado a cura e a bênção ao povo de Judá, Ezequias continuava o mesmo homem, com as mesmas fraquezas e limitações de um homem comum. Isso fez com que ele buscasse uma resposta mais concreta do SENHOR, mas, ele fez isso porque sabia que tinha orado sinceramente e se arrependido do seu erro. Tal convicção o motivou a pedir um sinal da parte de Deus.

Querido irmão, não tenha em mente jamais, que, uma vez Deus tenha determinado uma sentença, Ele não poderá mais agir com misericórdia com você. Lembre-se bem do texto de 2 Crônicas 7.14, basta tão somente você querer. Então, ele ouvirá dos céus e agira graciosamente ao teu favor. Isso porque, com tua busca incessante, tocou o Seu coração.

CONCLUSÃO
Santos de Deus, Ezequias nada mais era do que um simples mortal assim como o somos. Independente de sua realeza, ele era sujeito as nossas mesmas fraquezas, no caso dele, foi o orgulho e a exaltação de seu coração. Mesmo assim, ele fez o que cada um de nós podemos fazer. Da maneira possível; deitado, em pé, sentado, andando ou com o rosto virado para a parede, como fez Ezequias, buscarmos a face do SENHOR em oração, com sinceridade de coração, sem nada duvidar, é lógico, pedirmos de acordo com a vontade de dEle, apelando para a sua bondade e misericórdia, reconhecendo que não temos mérito algum diante dEle.
Fazendo assim, Ele perceberá sentimento sincero do nosso coração, e moverá, se possível, céu e terra para nos abençoar e nos fazer vencer; se possível, até a morte. O pecado que tenazmente nos acedia às lutas que continuamente nos sobrecarregam, as setas malignas que constantemente tenta nos ferir; Deus é poderoso, para fazer além daquilo que pedimos ou pensamos, tal como foi com Ezequias ele será conosco. À medida que o buscarmos, clamando com transparência de coração e total dependência a dele, com um espírito quebrantado, Ele virá ao nosso socorro, com bênçãos tais, no tempo e hora certa para nos abençoar.
Creia nisso, passe a clamar a Deus com todo o seu coração, e tenha plena convicção de que no tempo certo, ele te ouvirá e te abençoará. Amém!

Um comentário:

  1. q bençao é esta palavra...hj ela foi rema ao meu coraçao ...Deus te abençoe e peço que continue se permitindo ser instrumento de Deus sem pqs e pra que?...abraçao e a Santa paz!

    ResponderExcluir