terça-feira, 3 de março de 2009

COMO SOBREVIVER EM TEMPOS DE CALAMIDADE


INTRODUÇÃO:

Após uma profecia ao Rei Acabe, a nação passou a sofrer com a ausência de água, devido à seca profetizada por Elias; “...Tão certo como vive o SENHOR, Deus de Israel, perante cuja face estou, nem orvalho nem chuva haverá nestes anos, segundo a minha palavra.” (v.1).

Sustentado pela provisão divina por meio de corvos que lhe alimentaram por algum tempo, e também desfrutando das águas da torrente de Querite (vs.4,6). Porém, mesmo guiardado pelo Senhor, Elias também tornara-se alvo da calamidade que assolava a terra, pois com “o passar dos dias a torrente de Querite secou, porque não chovia sobre a terra.” (v.7).

Deus então decide agir em favor do seu servo e simultaneamente abençoar uma pobre viúva da cidade ded Sarepta, também vítima da calamidade. A ordem de Deus foi dada `Elias para que ele sobrevivesse nos tempos ruins que haviam, pois Deus já havia ordenado uma viúva para lhe alimetar (v.9b), na verdade, mesmo com o agir de Deus,percebemos nestas passagens algumas atitudes, tanto de Elias como da viúva, que foram necessárias para que os propósitos de Deus se cumprissem na vida deles.

Tomando por base, as atitudes de Elias e da viúva, personagens principais dessa história, vamos meditar um pouco sobre; Como podemos sobreviver em tempos de crise e de calamidade:
1.POR MEIO DA DISPOSIÇÃO E DA PERSEVERANÇA – vs.9,10 (Elias);


Elias havia passado muitos dias junto à torrente de Quiriate, sendo mantido por Deus, por meio dos corvos de de manhã e de noite o alimentava com pão e carne (v.6); chegou a hora de Elias fazer algo para poder sobreviver, pois tal torrente havia secado com a ausência da chuva (v.7). E agora, o que fazer?

“Dispõe-te e vai a Sarepta...e demora-te ali...”

Podemos dividir esse versículo em dois subtópicos desse primeiro ponto;
1.1. Dispõe-te e vai; Disposição era o que Elias precisava como a primeira parte do primeiro passo que o faria sobreviver nos tempos ruins. A bem da verdade, sem olharmos para a possibilidade de Elias estar com fome ou sede, podemos imaginar também, a possibilidade de um estado de acomodação; pois à dias ele estava sendo mantido pelos corvos ordenados pelo SENHOR, e agora poderia estar “despreocupado” com o amanhã, agora era hora de se dispor, de se levantar e ir (vs.9,10).

Amados, o fato de Deus ser o Jeová Jirê, que provê todas as coisas, e a ordem de não nos preocuparmos com o dia de amanhã, não quer dizer que, por isso devamos viver acomodados aguardando as bênçãos de Deus, Ele quer nos abençoar, nos fazer prosperar, cumprir as suas promessas em nossas vidas e nos fazer felizes na terra dos viventes. Porém, algo ele exige de nós, o que não é muito; total dependência dEle, i.e., nos dispor a fazer a Sua vontade. Nesta passagem, simultaneamente quando nos dispomos, obedecemos também. Sendo que, quanto à obediência, abordaremos no segundo ponto, tomando como exemplo a viúva.
Queres ser abençoado, mudar de vida e sair da calamidade? Então, sai da comodidade, Dispõe-te e vai. Deus já providenciou mantimento (v.9).

1.2. “... demora-te ali...”. Além da disposição, algo mais era necessário; a Perseverança. Deus não mandara Elias sair de uma terra seca para uma terra onde havia abundancia de alimentos e água para o seu sustento, o mandou ir à Sarepta, também afetada pela seca, mais precisamente à casa de uma pobre viúva. Certamente, a disposição não seria o suficiente para que Elias sobrevivesse à calamidade, embora Elias não soubesse, Deus por Sua soberana Onisciência sabia para onde ele iria, eia a razão de exigir que Elias demorasse ali. Isto faz-nos lembrar da vez em que Jesus ensinando os discípulos à pedirem algo para o Pai celestial, orientou-os a; pedirem, baterem e buscarem. Uma coisa era Elias se levantar e ir aonde Deus lhe ordenara, outra coisa era Elias perceber o lugar onde Deus lhe enviara e ficar ali sendo que a situação da viúva era desesperadora. Por isso, Elias mais do que nunca teria de esperar, de demorar ali, aguardando a provisão de Deus.

Amados irmãos, como estamos agindo em nossos tempos? Tempos de crise social, moral e religiosa. Tempos de conflitos em todas as áreas da sociedade, onde o mundo vive uma intensa tensão de calamidade no mundo econômico com a terrível crise econômica. Estamos dependendo de Deus, nos dispondo a fazer a sua vontade? Ou se estamos, paramos à beira do caminho porque não temos paciência de esperar, de perseverar aguardando o socorro de Deus? Os filhos de Corá deixaram bem claro no Salmo 46.1 que; “Deus é o nosso refugio e fortaleza, socorro bem presente na hora da tribulação”. Porém, isto não o obriga a fazer o que queremos na hora que precisamos, Ele define o tempo e a hora certa.

Então, tomando por base o exemplo do Elias, não nos acomodemos nem nos desesperemos, antes ouçamos a voz do SENHOR, que ordenas-nos a nos dispormos e irmos, que Ele já providenciou o sustento na hora da necessidade, a saúde na hora da doença, o milagre na hora do problema. Fazendo assim, a Sua provisão surgirá na hora devida, e nos fará vencer todas as calamidades da vida.

Além, da nossa disposição e perseverança; Como sobreviveremos em meio à calamidade?

2. OBEDECENDO À PALAVRA DO SENHOR – vs.11-15 (a viúva);


Embora tenha sido Elias, o que primeiro obedece a Deus no versículo10; “Então, ele se levantou e se foi a Sarepta;...”; Vou tomar agora o exemplo da viúva, que mesmo numa situação crítica de extrema necessidade, dá-nos uma excelente lição de obediência à voz do SENHOR na hora do desespero.

Temos dois versículos chave para essa meditação; 11 e 15. No versículo 11 está escrito; “Indo ela buscá-la...”; Aqui, é uma obediência direta ao pedido do profeta, pois visto que ele acabara de chegar, de imediato pede-a que lhe traga uma vasilha com água para ele beber. Sem sussurrar, nem murmurar devido a sua drástica situação, vai buscá-la. Aqui, sem nem mesmo que Elias perceba, é um passo para que o milagre da provisão aconteça. Pois que na hora em que ela se vira a buscar a água, Elias chama-a de novo e lhe pede “um bocado de pão” (v.11b). No segundo pedido do profeta, ela não age com desobediência, e também não murmura, nem tão pouco tem o profeta como ousado ou atrevido, mas, expõe humildemente sua triste situação. O versículo 12 diz claramente que ela “respondeu”, e não; murmurou e nem sussurrou. Ela disse;

nada tenho cozido; há somente um punhado de farinha numa panela e um pouco de azeite numa botija;... apanhei dois cavacos e vou preparar o resto de comida para mim e para meu filho; comê-lo-emos e morreremos.”


Queridos observem esse versículo com atenção e perceba você mesmo a situação dessa viúva; os termos; nada – somente – numa – um pouco – dois cavacos – o resto – e morreremos; denotam com precisão a terrível situação de extrema necessidade enfrentada por esta pobre viúva. Quando ela expõe sua triste situação, então o profeta fala por si mesmo no versículo 13, e no versículo 14 ele fala a Palavra de Deus; “Porque assim diz o SENHOR, a farinha da tua panela não se acabará, o azeite da tua botija não faltará, até o dia em que o SENHOR fizer chover sobre a terra”.

Imagine uma palavra dessas de ânimo num tempo de crise e de terrível calamidade. Se a pobre viúva não hesitou em obedecer ao profeta quando lhe pediu água, obviamente ela não seria tão ignorante a ponto de não querer dar ouvidos à voz daquele que tem todas as coisas sob o seu controle, pois sendo Ele quem fez para de chover, o versículo 14 deixa claro que seria Ele, e não outro que faria voltar a chover sobre a terra. A viúva não pensou duas vezes, sabe como ela agiu? Observe o versículo 15; “Foi ela e fez segundo a palavra de Elias...”; Você deve estar se perguntando, mas ela obedeceu a voz de Elias e não a de Deus. Amado, não esqueça que Elias era profeta do Deus de Israel, e uma característica necessária que testificaria que um homem era profeta, é a expressão; “Assim diz o SENHOR” (v.14a); não esqueça também que Elias por ser um hebreu, não ousaria em usar, falar o Nome de Deus em vão.

Compreendendo isso, concluiremos que ele obedeceu, fazendo tudo conforme a palavra de Elias, mas o milagre aconteceu, segundo a palavra do SENHOR. Veja o versículo 16; “Da panela a farinha não se acabou, e da botija o azeite não faltou, segundo a palavra do SENHOR”.

Que maravilha a é obedecer às palavras do SENHOR irmãos, Ele é soberano, tem Todo o Poder, controla todas as coisas, tudo muda, tudo passa, mas as Suas palavras permanecem para sempre!

Como estar a sua vida, você estar sozinho como Elias, com fome e sede? Ou estar numa situação pior, como a da mulher, que além de ser viúva, não estava só, tinha um filho, também tinha o que comer e beber, mas não o suficiente, quando comecem o resto da comida morreriam (v.12).
Qual das duas situações é pior?

Elias se dispôs e foi aonde o SENHOR lhe ordenara, e como recompensa por sua obediência, foi sustentado por uma viúva.

A viúva deu ouvidos à palavra do SENHOR e obedeceu como recompensa; “comeram ele (Elias), ela e sua casa muitos dias”. Espere um pouco, não eram somente ela e seu filho? (v.12,13). Meu Deus, o milagre da multiplicação por meio da providência divina foi tão grande, que ela e sua casa comeram por muitos dias. É assim que Deus faz aos que dão ouvidos a sua vós. Então, vais continuar a lamentar tua triste situação? Ou vais decidir dar ouvidos à voz de Deus e se dispor a obedecê-lo? Pense nisso!

CONCLUSÃO

Queridos leitores, assim como eu, você sabe que os dias são maus e os tempos são difíceis (2 Tm 3.1), onde a crise econômica mundial é uma triste realidade, e afeta dos mais altos magnatas da sociedade aos mais míseros indivíduos dos países de terceiro mundo. O mundo vive à beira de um caos, de uma calamidade universal. Mas, Deus continua o mesmo ontem, hoje e o será para sempre, e faz as mesmas coisas e outras ainda maiores e melhores para abençoar os que se dispõem a obedecer as Suas palavras.

Ele providenciou; corvos para sustentarem Elias com pão e água, quando este fugia da seca, e usou Elias para levar o milagre da provisão e da multiplicação à casa de uma pobre viúva e toda a sua família, não por uma só refeição, mas por muitos dias.

Se Ele não muda, o mesmo Ele quer fazer comigo e com você, nos tirar desses dias difíceis ou no mínimo, nos dar forças para perseverarmos aqui. No entanto Ele exige tão somente, disposição para viver de acordo com a vontade dEle, perseverança em meio às provações da vida e total obediência como ato de fé e total dependência dEle. Fazendo assim, os mesmo milagres acontecidos com Elias e com a viúva de Sarepta, acontecerão na tua vida também; e verá que a farinha não se acabará, o azeite não faltará segundo a palavra do SENHOR! Você crê nisso?

Então, dispõe-te e vai aonde o SENHOR te mandar, pois se não houver ninguém para te ajudar. E ele ordena a “corvos” ou a “viúvas” para cuidarem de ti.
Que o Deus de Elias, da Providência nos abençoe. Amém!

Seminarista Járber SOUSA
Vargem Gde. Paulista-SP; 03 de março de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário