v.50 - E Jesus, clamando outra vez com grande voz, entregou o espírito.
v.51 - Eis que o véu do santuário (templo) se rasgou em duas partes de alto a baixo: tremeu a terra, fenderam-se as rochas:
v.52 - abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos, que dormiam, ressuscitaram;
v.53 - e saindo dos sepulcros depois da ressurreição de Jesus, entraram na cidade santa e apareceram a muitos.
v.54 - O centurião e os que com ele guardavam a Jesus, vendo o terremoto e tudo o que se passava ficaram possuídos de grande temor e disseram: Verdadeiramente este era Filho de Deus.
INTRODUÇÃO
...entregou o espírito. Antes desse momento, Cristo já havia derramado seu sangue, i.e., sua vida na cruz, agora, como sumo sacerdote, precisava se apresentar diante de Deus com o sacrifício, que era a sua vida. Ao entregar seu espírito, Jesus estava deixando este mundo para se apresentar a Deus, para que seu sacrifício fosse aceito de forma agradável. Uma vez aceito este sacrifício, a sua morte nos proporcionara inúmeras bênçãos, das quais destacaremos apenas algumas.
1. LIVRE ACESSO - v.51; Ao expirar, morrer, o véu do santuário se rasgou;
“Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho, que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne...” (Hebreus 10.19).
2. EXPIAÇÃO - Gálatas 3.13
“ato mediante o qual, Jesus pela sua morte, remove a barreira de separação do pecado, que afasta o homem de Deus”.
· Alguns aspectos da expiação;
a. Voluntária – por livre escolha
b. Vicária – em favor de outros
c. Substitutiva – no lugar de outros
d. Sacrificial – como oferta pelo pecado
e. Redentora – resgate por pagamento
f. Propiciatória – acalmar uma pessoa que foi ofendida, uma ofensa.
3. REGENERAÇÃO - v.52; abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos, que dormiam, ressuscitaram;
2 Coríntios 5.17 - “ato mediante o qual, o ser humano ao receber Jesus como Salvador, nasce para uma nova vida com Deus”.
Ele morreu para nos dar vida em abundância.
4. PODER PARA TESTEMUNHARMOS - v.53; e saindo dos sepulcros depois da ressurreição de Jesus, entraram na cidade santa e apareceram a muitos.
De maneira alguma devemos continuar vivendo uma vida sem vida, sem ânimo, sem prazer e sem movimento. O poder do Espírito nos faz levantar e sair anunciando o que Cristo fez, faz e ainda vai fazer.
5. ARREPENDIMENTO, CONVERSÃO – v.54; O centurião e os que com ele guardavam a Jesus, vendo o terremoto e tudo o que se passava ficaram possuídos de grande temor e disseram: Verdadeiramente este era Filho de Deus.
JUSTIFICAÇÃO – Romanos 5.1
“ato mediante o qual Deus declara justos, os pecadores. É uma mudança de sentença. Antes, condenados. Agora, perdoados”.
ADOÇÃO – Romanos 8.15
“ato mediante o qual Deus nos aceita como membros de Sua família, permitindo-nos chamá-lo de Pai.
CONCLUSÃO
Amada igreja, não façamos da morte de Cristo, um ato sem valor em nossas vidas, compreendamos pela fé o que esta prova de amor nos proporcionou. Eu te convido neste momento a aproveitarmos para o livre acesso que temos a Deus, rogando a Ele que nos faça viver em constante novidade de vida, para vivermos como novas criaturas e recebermos o poder do alto para testificarmos dos Seus grandes feitos em nossas vidas.
Se algo te impede de assim fazer, examina-te, arrepende-te dos teus pecados, confessa e receba o perdão de Deus na vida, e viva com inteira liberdade em Sua majestosa presença.
Que o SENHOR nos abençoe. Amém!
Seminarista JÁRBER SOUSA, São Paulo-SP, Setembro de 2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário