quinta-feira, 4 de setembro de 2008

BENEFÍCIOS DA MORTE CRISTO - Mateus 27.50-54.


v.50 - E Jesus, clamando outra vez com grande voz, entregou o espírito.

v.51 - Eis que o véu do santuário (templo) se rasgou em duas partes de alto a baixo: tremeu a terra, fenderam-se as rochas:

v.52 - abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos, que dormiam, ressuscitaram;

v.53 - e saindo dos sepulcros depois da ressurreição de Jesus, entraram na cidade santa e apareceram a muitos.

v.54 - O centurião e os que com ele guardavam a Jesus, vendo o terremoto e tudo o que se passava ficaram possuídos de grande temor e disseram: Verdadeiramente este era Filho de Deus.

INTRODUÇÃO

...entregou o espírito. Antes desse momento, Cristo já havia derramado seu sangue, i.e., sua vida na cruz, agora, como sumo sacerdote, precisava se apresentar diante de Deus com o sacrifício, que era a sua vida. Ao entregar seu espírito, Jesus estava deixando este mundo para se apresentar a Deus, para que seu sacrifício fosse aceito de forma agradável. Uma vez aceito este sacrifício, a sua morte nos proporcionara inúmeras bênçãos, das quais destacaremos apenas algumas.

1. LIVRE ACESSO - v.51; Ao expirar, morrer, o véu do santuário se rasgou;

“Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho, que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne...” (Hebreus 10.19).

2. EXPIAÇÃO - Gálatas 3.13

“ato mediante o qual, Jesus pela sua morte, remove a barreira de separação do pecado, que afasta o homem de Deus”.

· Alguns aspectos da expiação;

a. Voluntáriapor livre escolha

b. Vicáriaem favor de outros

c. Substitutivano lugar de outros

d. Sacrificialcomo oferta pelo pecado

e. Redentoraresgate por pagamento

f. Propiciatóriaacalmar uma pessoa que foi ofendida, uma ofensa.

3. REGENERAÇÃO - v.52; abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos, que dormiam, ressuscitaram;

2 Coríntios 5.17 - “ato mediante o qual, o ser humano ao receber Jesus como Salvador, nasce para uma nova vida com Deus”.

Ele morreu para nos dar vida em abundância.

4. PODER PARA TESTEMUNHARMOS - v.53; e saindo dos sepulcros depois da ressurreição de Jesus, entraram na cidade santa e apareceram a muitos.

De maneira alguma devemos continuar vivendo uma vida sem vida, sem ânimo, sem prazer e sem movimento. O poder do Espírito nos faz levantar e sair anunciando o que Cristo fez, faz e ainda vai fazer.

5. ARREPENDIMENTO, CONVERSÃO – v.54; O centurião e os que com ele guardavam a Jesus, vendo o terremoto e tudo o que se passava ficaram possuídos de grande temor e disseram: Verdadeiramente este era Filho de Deus.

JUSTIFICAÇÃO – Romanos 5.1

ato mediante o qual Deus declara justos, os pecadores. É uma mudança de sentença. Antes, condenados. Agora, perdoados”.

ADOÇÃO – Romanos 8.15

“ato mediante o qual Deus nos aceita como membros de Sua família, permitindo-nos chamá-lo de Pai.

CONCLUSÃO

Amada igreja, não façamos da morte de Cristo, um ato sem valor em nossas vidas, compreendamos pela fé o que esta prova de amor nos proporcionou. Eu te convido neste momento a aproveitarmos para o livre acesso que temos a Deus, rogando a Ele que nos faça viver em constante novidade de vida, para vivermos como novas criaturas e recebermos o poder do alto para testificarmos dos Seus grandes feitos em nossas vidas.

Se algo te impede de assim fazer, examina-te, arrepende-te dos teus pecados, confessa e receba o perdão de Deus na vida, e viva com inteira liberdade em Sua majestosa presença.

Que o SENHOR nos abençoe. Amém!


Seminarista JÁRBER SOUSA, São Paulo-SP, Setembro de 2008.


Nenhum comentário:

Postar um comentário