quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

A SINGULARIDADE DO SER HUMANO - Gn 1.26-27

E disse Deus: façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra. Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
INTRODUÇÃO
Eu não posso começar meu sermão sem antes tocar no assunto da teoria da evolução que apresenta o homem como o resultado de sucessivas alterações na matéria enquanto que, as Escrituras declaram que o ser humano é resultado da ação direta de Deus. a teoria da evolução tem seu argumento ‘barrado’ nas limitações do seres criados que aparentam uma certa evolução que na verdade não passa de um ciclo natural do seu processo de vida, como é o caso do lagarta e o casulo que devido ao processo da metamorfose resulta na borboleta, mas daí não evolui mais. Semelhantemente os pássaros que de forma engenhosa constroem seus ninhos, mas disso não passam, pois agem como desde o princípio sem contudo terem evoluído.
O que dizer do papagaio que fala aquilo que decora por meio do seu instinto e disso não passa. Ou até mesmo o chipanzé que segundo a ciência é o animal que mais se aproxima da estrutura humana e que segundo dados do projeto genoma, responsável pelo estudo da comparação do homem com o chipanzé, este se aproxima do homem apenas 5% do seu QI. Isso o limita e jamais o permitirá desenvolver ideias nas diversas áreas da genética, da física ou da medicina como faz o homem a cada dia. Esses 5% jamais evoluirão ao ponto de permitir que o chipanzé construa obras arquitetônicas ou desenvolva sua capacidade intelectual como faz o homem a cada dia.
Isso nos permite afirmar que o homem não é produto da evolução, mas obra da criação de Deus que faz dele um ser singular, especial e único que nos leva hoje a meditarmos sobre esse tema; a singularidade do ser humano.

1. FOI CRIADO MUITO BOM EM REALIÇÃO ÀS DEMAIS CRIATURAS; 1.31

E viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom.”

Basta olharmos a sequência dos atos criadores de Deus e compararmos com o projeto final da criação do homem.
No verso 4 viu Deus que a luz era boa; e fez separação entre a luz e as trevas.
No verso 10 Deus olha a parte seca da terra e o ajuntamento das águas e viu que isso era bom.
No verso 12 após dar ordens a parte seca da terra que produza relva, ervas e árvores, Ele viu que isso era bom.
No verso 18 após contemplar a criação do sol e da lua e fixa-los nos seus lugares e determinando seus limites, viu Deus que isso era bom.
No verso 21 após partir suas ordens para a parte das águas para que surgisse toda espécie marinha, viu Deus que isso era bom.
No verso 25 após ordenar à terra que produzisse todos os seres terrestres, animais e plantas, viu Deus que isso era bom.
No verso 26 ele começa a projetar a criação do ser humano, ou seja, no versículo 26 ele decreta a sua criação, e no verso 27 ele declara essa criação dizendo; “Criou, pois, Deus o homem.”. a partir do versículo 28 em diante Deus confere suas bênção ao homem que criara e quando projeta sua obra prima embelezando-a com sua imagem e semelhança o texto do verso 31 não diz que era bom, mas; E viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom.
Isso faz do home um ser singular na obra da criação e nos permite analisarmos à luz de gênesis alguns elements que fazem do seu humano a mais excelente obra da criação.

2. HÁ UM DUPLO RELATO DA SUA CRIAÇÃO

Nenhuma outra coisa criada por Deus ocupa um lugar tão importa no relato do gênesis. Mas ao homem é conferido dois espaços que registram a sua criação. Um em Gênesis 1.26,27 e outro em Gênesis 2.5,7,21-23.
...nem havia homem para lavrar a terra.7 E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas suas narinas o fôlego de vida, e o homem tornou-se alma vivente.
Do versículo 8 até ao 20 o Senhor constrói um ambiente para a sua obra magna, um jardim florido, rico em pedras preciosas e regados com quatro rios. Um paraiso para nele colocar o que de fato fora criado muito bom. Depois de estabelecer o homem no jardim e lhe conferir autoridade para nomear todos os animais, Deus dá continuidade ao projeto que traria felicidade completa ao homem, a criação da mulher (2.21-23).

3. A CRIAÇÃO DO HOMEM FOI UM ATO IMEDIATO DE DEUS; v.27

“Criou, pois, Deus o homem.”

Novamente se observarmos as expressões referentes a criação das outras coisas vamos perceber um processo mais longo da ordem de Deus ao surgimento do que deveria ser criado;
E disse: produza a terra relva, ervas que deem sementes e árvores frutíferas que deem frutos segundo as suas espécies.” 1.11
“Produzam as águas de cardumes de seres viventes.” 1.20
“Produza a terra seres viventes, conforme a sua espécie.” 1.24
Agora compare estes texto com a simples comparação; “Criou, pois, Deus o homem.”
As demais coisas vieram a existir do já existia e segundo seus próprios esforços resultantes da ordem de Deus. já ao criar o homem, embora seu corpo tenha sido feito de uma material já preexistente, Deus não ordena a terra dizendo; produza o corpo humano, não! Deus mesmo faz questão de cria-lo não conforme as espécies já existência mas semelhante a Ele.

4. SOMENTE O HOMEM RECEBEU O SOPRO DE DEUS; 2.7

e formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida; e o homem tornou-se alma vivente.”

De todas as coisas criadas, somente ao homem foi atribuída uma dupla natureza, a matéria vinda da terra e a espiritual, vinda de Deus. este corpo é terreno e por isso à terra vai voltar, para que este corpo suba aos céus o lugar da alma, é preciso que seja revestido de glória e não mais pertença a esta terra e assim, poderemos habitar com Senhor na eternidade.
O homem vive não é porque ele é somente desta terra, ele vive porque a sua vida veio de Deus. em outras palavras esse texto que dizer que o homem só vive não é porque tem um corpo feito por Deus, mas vive porque este corpo tem a vida que veio de Deus.
É por isso que condenamos o aborto, o suicídio e o homicídio.
Cito três textos que proíbem estas práticas;
1. Eclesiastes 3.2; “há tempo de nascer e tempo de morrer.” O individuo não tem o direito de interromper esse cronograma.
2. Êxodo 30.13;não matarás” O individuo não tem o direito de interromper esse cronograma.
3. Deuteronômio 32.39; “...e não há outro além de mim; eu faço morrer e faço viver; eu firo e eu saro, e não há quem possa livrar da minha mão.” estas práticas usurpam o poder de Deus, o único que pode tomar as decisões acerca de quando o homem deve morrer e viver.

5. HOUVE UM SOLENE CONSELHO DA TRINDADE PARA CRIÁ-LO;

E disse Deus: façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança;” 1.26
“Eis que o homem tem se tornado como um de nós, conhecendo o bem e o mal.” 4.22

Deus não estava falando com os anjos, afinal o homem foi feito um pouco menos que estes. Caso Deus estivesse falando com os anjos, estes seriam co-criadores com Deus e não seres criados, e homem então teria sido criado a imagem e semelhança dos anjos, o que não foi.
Há diversas provas da preocupação da Trindade com o bem estar do ser humano, tomando apenas um exemplo para fundamentar meu pensamento, tomo o capítulo 1 de Efésios onde o apóstolo nos mostra que fomos eleitos pelo Pai, redimidos pelo Filho e selados pelo Espírito. Ou também este capítulo nos ensina que a salvação foi idealizada pelo Pai, realizada pelo e consumada pelo Espírito.
Para nos criar, houve um consenso na trindade, para nos salvar e nos restaurar na Queda do pecado, O Pai nos amou tanto que seu Filho veio morrer por nós e este, enviou o seu Espírito para nos santificar e nos preparar para a sua vinda.

6. FOI O ÚNICO A SE TORNAR PORTADOR DA IMAGEM DE DEUS; 1.26,27

Em outras palavras, o homem foi criado conforme um tipo divino. Enquanto que as demais coisas foram criadas cada uma segundo as suas próprias espécies, o homem foi criado segundo a imagem de Deus. não segundo a espécie de Deus porque assim o homem seria tido como um deus ou um semideus, mas parecido com Deus, de forma física refletia a glória de Deus.
Lucifer enquanto perfeito nos seus caminhos era o sinete da perfeição, agora, o homem ocupa o seu lugar herdando o mais nobre lugar na criação, portador da imagem divina.
Segundo penso, imagem e semelhança são a mesma coisa, apenas sinônimos uma da outra;
a. Em Gênesis 1.26 aparecem as duas palavras, já no verso 27, apenas uma, a imagem.
b. Em Gênesis 5.1 só ocorre a palavra “semelhança”, mas, já no capítulo três, são encontradas as duas, quando Adão gera um filho a sua semelhança e conforme a sua imagem.
c. Em Gênesis 9.6 contém somente a palavra “imagem”.
d. No NT vemos as palavras “imagem” e “glória” em 1 Co 11 “o homem é a imagem e glória de Deus”
e. Em Tiago 3.9, somente “semelhança”.
A opinião comum é que a palavra “semelhança” foi acrescentada à palavra “imagem” para expressar a ideia de que a imagem era uma imagem muito semelhante, perfeita. Deus é o original do qual o homem é a cópia. Isso significa que o home não só leva a imagem, como é a própria imagem de Deus.

CONCLUSÃO

Todos estes aspectos da criação do homem nos levam a entender o porque ele foi colocado na posição mais exaltada de todas as criaturas; exercendo domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra, sujeitando a terra ao seu governo.
Lamentavelmente, a imagem de Deus no homem foi manchada pelo pecado, a partir de então Deus não olha mais ao homem como algo que reflete a sua glória que é santa, mas como um vaso quebrado, um espelho embaçado, uma imagem distorcida. Porém, mesmo diante desta tragédia Deus desiste da sua obra prima, traça então um plano para resgatar o homem dessa situação com a finalidade de leva-lo a alcançar a perfeição até chegar a estatura de Cristo.
Só há um meio de se limpar essa imagem tirando as manchas causadas pelos pecados, o sangue de Jesus. Somente por ele é que podemos ser aceitos diante de Deus (Hb 10.17-21). Findando minha reflexão sobre a importância que você meu querido, ocupa na criação, eu quero te dar apenas um motivo para aceitares a Cristo como o único mediador que te farar ocupar a mesma posição que nossos pais ocuparam no Édem;
“e a vos revestir do novo homem, que segundo Deus foi criado em verdadeira justiça e santidade.” (Efésio 4.24)
Somente em Cristo é que podemos sair da morte para a vida, das trevas para a luz, do caminho da perdição para a salvação e um dia “todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito, à medida da estatura da plenitude de Cristo”. Amém!
Pr. Járber Sousa
AD-Presidente Dutra-MA

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

VIVENDO SEGUNDO A VONTADE DE DEUS – Romanos 12.1,2




“1 Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. 2 E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.”

INTRODUÇÃO

Paulo escreveu esse texto numa época totalmente diferente da nossa, há séculos atrás, onde muitas coisas que existem hoje não existiam. Porém, existia o pecado, a imoralidade e, o apóstolo identificou a necessidade de uma transformação, de uma renovação. Quando se fala de transformação é constatado que há uma necessidade de mudança. O apóstolo Identificou que deveria haver uma renovação na mente, na maneira de pensar para poder experimentar a vontade de Deus. Mas por que o apóstolo falou isso? Por que ele destacou a importância de transformação? Esse texto destaca alguns princípios e queremos estudá-los. 

A Bíblia diz que o mundo e suas paixões passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre (1 Jo 2.17).
Portanto, para vivermos uma vida reta em um mundo torto, santa numa sociedade corrompida e manchada precisamos atentar para alguns requisitos neste rogo de Paulo.
Viver no mundo e não ser do mundo, andar em meio à lama e não sujar as vestes. Este é o grande desafio! Difícil mas não impossível. Fazendo a vontade de Deus chegaremos do outro lado das muralhas. Porém, para vivermos os nossos dias aqui neste mundo que jaz no maligno, fazendo a vontade de Deus, precisamos;

1. SER UMA OFERTA AO SENHOR – v.1

“que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus”

Nos capítulos de 1 a 12, Paulo abordou o sacrifício que Cristo fez por nós na cruz como prova da misericórdia de Deus; agora, ele versa sobre o sacrifício que devemos oferecer a Deus como prova de nossa gratidão a ele.
a.      Pelas misericórdias de Deus. Paulo sabia que só conseguiríamos levar uma vida de consagração se fosse “pelas misericórdias de Deus”. Misericórdia é quando Deus deixa de dar ao pecador o que ele merece (punição de Deus). Ele é Justo e Santo. E tem misericórdia de nós porque em vez de pagarmos pelos nossos próprios pecados, é Cristo quem paga. Foi Ele quem morreu por nós. Ele é a expressão máxima da misericórdia de Deus
b.      De uma vez por todas, é o sentido da expressão ‘apresentar’. Fala de uma entrega definitiva do corpo ao Senhor, como os noivos se entregam um ao outro na cerimônia de casamento.
c.       Em sacrifício vivo; o corpo humano diferente dos sacrifícios do A.T. não é apresentado para ser morto. É claro que quando nos unimos com Cristo, morremos para o pecado, mas, precisamos estar vivos para com Deus: “Nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniqüidade; mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça.” (6.13).
É um corpo vivificado dentre os mortos que devemos apresentar. O termo ‘vivo’ indica a permanência dessa oferta, portanto deve ser uma dedicação constante.
d.      Santo e agradável a Deus; para que o sacrifício seja agradável à Deus, precisa seguir o princípio normativo que é a santidade. Devemos viver a vontade de Deus em constante santidade, consagrados, separados e reservados para o serviço de Deus.
Nós não precisamos mais oferecer um cordeiro morto sobre o altar. Cristo já o fez, entregando-se a si mesmo, uma vez por todas obtendo eterna redenção. Porém, tudo o que devemos fazer para valorizarmos e honrarmos em gratidão o sacrifício de Cristo é apresentarmos o nosso corpo vivo, pois foi comprado por um alto preço e por isso deve ser valorizado glorificando a Deus.
e.      Este é um culto racional; razoável, lógico e sensato. Trata-se de um culto oferecido de mente e coração, culto espiritual em oposição ao culto cerimonial. E de mente, coração e intelecto. É racional em contraste com aquilo que é mecânico e automático.

O culto racional envolve toda a maneira coerente como nos apresentamos diante de Deus; “Temos, pois, um grande sacerdote sobre a casa de Deus. Sendo assim, aproximemo-nos de Deus com um coração sincero e com plena convicção de fé, tendo os corações aspergidos para nos purificar de uma consciência culpada e tendo os nossos corpos lavados com água pura.” (Hb 10:21-22)
Além de fazermos a vontade de Deus sendo uma oferta agradável a Ele, precisamos também;

2. NÃO ENTRARMOS NA FORMA DO MUNDO

“E não sede conformados com este mundo” v.2
NVI “Não se amoldem ao padrão deste mundo”
ARA“E não vos conformeis com este século”

Paulo está dizendo para não nos “amoldarmos com o padrão deste mundo”. Temos que ser modelo para este mundo e não o usarmos de modelo. O crente que pretende viver fazendo a vontade de Deus, não pode pôr o pé nessa forma e se amoldar de acordo com o sistema mundano, mas, deve ser transformado pela renovação da mente.

Mundo significa o sistema de valores que a sociedade sem Deus dita e quer que seja aceita. É o sistema do homem natural. Esse sistema mundano quer que o pecado seja visto e aceito em relacionamentos “sem preconceito e sem discriminação”, mas condenados pela Palavra. Chamam de preconceito e tabus princípios que o Senhor nos deu para sermos abençoados na terra. O mundo tenta inverter as coisas, chamando o pecado de virtude, o ilegal de legal, e se você se posicionar contra é taxado de “preconceituoso, ultrapassado e fanático”. Nós precisamos assumir o papel de sermos luz e sal, de ser igreja santa e gloriosa, sem mácula e sem ruga, nem coisa semelhante. Precisamos ser praticantes e não somente ouvintes da Palavra.

O mundo tema sua fôrma, do relativismo moral, da ética situacional e da desvalorização da virtude. A forma do mundo muda todo dia, em vez de entrarmos nela, devemos ser transformados de dentro para fora. Segundo Barclay: “Não devemos ser como o camaleão que assume as cores daquilo que o cerca.” Devemos viver o desafio de sermos modernos sem sermos mundanos. O desafio de sermos o sal da terra e a luz do mundo.
a.      O sal tempera, dá gosto, conserva e causa sede.
b.      A luz irradia as trevas, ilumina o caminho e dirige os nossos passos.
c.       O sal insípido não tem valor, não serve a não ser para ser pisado.
d.      A luz só é luz se estiver acesa, caso contrário, é igual às trevas.

3. TRANSFORMANDO-NOS PELA RENOVAÇÃO DA MENTE

Esta é a única maneira de não nos amoldarmos a este mundo. Pensar diferente dele para agirmos também diferente. E isso só será possível por uma transformação do interior. O termo traduzido aqui para “transformar” é o mesmo que transfigurar. Em nossa língua equivale ao processo de metamorfose: uma mudança na forma e na estrutura do corpo (tecidos, órgãos), bem como um crescimento e uma diferenciação no processo de vida de alguns animais, como os insetos e anfíbios, até chegarem ao estado adulto.

Um grande erudito afirmou que; “se o mundo controla nossa maneira de pensar, somos conformados, mas, se Deus controla nossa maneira de pensar, somos transformados”. Somente uma transformação interior nos fará altamente capacitados pelo Espírito que habita em nós para não nos amoldarmos com as coisas exteriores.

O homem é e faz o que pensa! Um pensamento sem os princípios da Palavra de Deus gera o pecado. Só podemos ter um caráter correto com ajuda do Espírito Santo. No Salmo 51.10 diz: “Cria em mim oh Deus um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável”. Davi reconheceu sua total incapacidade, por si só, de viver uma vida à altura do padrão divino. Então ele buscou a ajuda do Espírito Santo, por uma transformação, uma renovação.

“Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.” Filipenses 4:8

4. EXPERIMENTANDO A VONTADE DE DEUS

A vontade de Deus é que regulamenta a vida do cristão. O experimentar nesse texto, não significa testar ou examinar, mas, aprovar por experiência própria qual é a vontade divina.
  • Se Adão não tivesse desobedecido a vontade de Deus, o pecado não teria entrado no mundo, e com ele, a morte.
  • Se Caim fizesse a vontade de Deus em andar errante pela terra, em vez de edificar cidades, Deus teria preservado a sua descendência em vez de criar outra por meio de Sete.
  • Se Enoque não tivesse andado com Deus e feito a sua vontade, certamente teria experimentado a morte.
  • Se Noé não tivesse seguido a vontade de Deus em entrar na Arca, certamente morreria como os demais. 
  • Se Abraão não andasse segundo a vontade divina em “andar na presença dele e ser perfeito”, Deus jamais faria dele o pai de muitas nações,
  • Se José não fosse dependente do Deus dos seus pais e fiel a vontade dEle, certamente teria blasfemado contra Deus ao ser vendido como escravo. Teria cedido às seduções da esposa de Potifar e pecado contra o Deus. E não teria sido acusado, nem preso e muito menos chegaria ao governo do Egito.
  • Se o povo no deserto tivesse seguido a vontade divina, não teriam morrido no deserto, mas viveria na terra da promessa.
  • Se Josué e Calebe não tivesses cumprido a vontade do Senhor, não teriam sido honrados por Deus para liderarem a maior conquista da história do povo hebreu. 
  •  Se Sansão não tivesse desobedecido a vontade de Deus, não teria sido seduzido pela beleza de Dalila; enganado e preso pelos filisteus; olhos furados e servido de chacotas para um povo ímpio. 
  • Se Davi não andasse de acordo com a vontade divina, certamente não ousaria enfrentar Golias, ou caso o fizesse, seria certamente esmagado pelo gigante filisteu. 
  • Se Davi continuasse debaixo da vontade divina, estaria na guerras com os seus homens e não na tranquilidade do palácio onde se deixou seduzir pela mulher de Urias, cometendo adultério, homicídio premeditado, e não teria atraído a desgraça para a sua casa. 
  • Se Salomão na sua velhice permanecesse na vontade de Deus em não acumular riquezas, cavalos de guerra, mulheres e ouro, não teria terminado os seus dias oferecendo sacrifícios à deuses pagãos de suas esposa. 
  • Se Jesus no Getsêmane não tivesse resistido a angústia da sua alma e se submetendo-se à vontade do seu Pai, seria impossível o milagre da salvação. 
  • Se VOCÊ e EU, não formos encontrado fazendo a vontade de Deus, certamente seremos condenados em vez de galardoados. Jogados no inferno em vez de recepcionados no céu. Eternamente em choro e ranger de dentes em vez de alegrias, paz e gozo eterno.

Pr. Járber Sousa